Educação Especial de Rio das Ostras inaugura Casa da Vida Independente

Projeto é uma iniciativa pioneira na Região e visa fortalecer autonomia dos alunos
A Educação Especial de Rio das Ostras realizou, nesta terça-feira, dia 23, a inauguração oficial da Casa da Vida Independente, no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – CEMAEE Padre João Machado Evangelho. O projeto é uma iniciativa pioneira na Região e integra as várias implementações promovidas na Unidade, desde o início do ano letivo de 2025, resultando em avanços nos atendimentos aos alunos público-alvo.
A Casa da Vida Independente no CEMAEE simula uma residência real. O espaço foi pensado para fortalecer a autonomia dos alunos com deficiência, incentivando o desenvolvimento de habilidades para a vida diária. A Casa estimula a socialização dos estudantes, possibilitando o processo de aprendizagem contínuo e o desenvolvimento de habilidades e competências.
A inauguração do espaço contou com a participação dos alunos atendidos pelo CEMAEE, seus pais e responsáveis, além das equipes gestoras da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. A solenidade ressaltou as conquistas da Educação Especial do Município, com melhorias de instalações e novas salas de atendimento.
“Para além do espaço físico, a Casa oferece mais dignidade, autonomia e oportunidades para os nossos alunos com deficiência. Ela representa a inclusão, a esperança e a certeza de que os nossos alunos têm o direito de viver com autonomia. Cada ambiente foi cuidadosamente pensado para acolher, estimular e fortalecer as habilidades de cada um deles, respeitando suas individualidades e potencialidades”, contou a coordenadora de Educação Inclusiva, Luana Soares.
O espaço é uma área de Recurso Multifuncional voltada para os alunos público-alvo da Educação Especial dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Regular e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Essa é uma proposta para o desenvolvimento de atividades de vida diária visando ao processo de transição do aluno para a vida adulta e independente. É um espaço de acolhimento, aprendizado e liberdade”, ressaltou a diretora do CEMAEE, Ana Paula Portugal.
AUTONOMIA – A Casa da Vida Independente conta com ambiente de cozinha, sala, quarto e banheiro mobiliados, além de área externa com lavanderia e horta.
Com o auxílio de professoras da Educação Especial, os estudantes desenvolvem atividades como preparo de alimentos e elaboração de receitas, higienização dos espaços, manejo da horta e jardim, além de oficinas de artesanato e expressão pessoal.
As ações são realizadas por meio do Plano Individualizado de Transição (PIT), garantindo que cada aluno tenha um planejamento próprio, de acordo com as necessidades e potencialidades.
EDUCAÇÃO ESPECIAL – O CEMAEE atua no contraturno escolar e conta com Salas de Recursos Multifuncionais específicas e atividades complementares.
Os espaços atendem os estudantes com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, deficiências múltiplas, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas-habilidades/superdotação da Creche à EJA.
As salas de atendimento oferecem atividades de Estimulação Precoce, Comunicação Alternativa/Aumentativa (CAA), Braille, Libras, Sala Maker e Laboratórios de Aprendizagem.
O CEMAEE disponibiliza também atendimentos complementares de psicomotricidade, paraesporte e atividades aquáticas, além do suporte aos pais e responsáveis por meio de oficinas, palestras, rodas de conversa e vivências.