Educação e Tecnologia são debatidas por Rio das Ostras na Semana do Normalista

Uma ampla programação sobre Educação e Tecnologia movimenta a IV Semana do Normalista a partir da terça-feira, dia 29, no Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero).

Com o título “O Papel das Tecnologias de Informação e Comunicação”, o evento conta com palestras, painéis e mesas-redondas que abordam questões como novas mídias, a utilização dos recursos audiovisuais em sala de aula, entre outras. A conclusão será na sexta-feira, dia 1º de novembro. Uma das atrações é a exposição “A História da Tecnologia na Educação”. A entrada é franca.

O evento é voltado para alunos do Curso de Formação de Professores, educadores e diretores de escolas públicas. No Imero, desde a sua fundação, já foram formados mais de 300 novos professores, muitos deles hoje inseridos na rede municipal. A Semana do Normalista começa às 18h do dia 29, com apresentação do coral Tom de Voz, formado por alunos do Imero, seguida pela palestra “As novas mídias como transformadoras do Ambiente”, ministrada por Áureo Guilherme Mendonça, professor do curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense em Rio das Ostras.
Acompanhe a programação completa:
Terça-feira, 29/10 – 18h – Momento Cultural: Coral Tom da Voz; 18h50 – Palestra de abertura: As novas mídias como transformadoras do Ambiente Educacional com o profº Dr. Áureo Guilherme Mendonça, do Curso de Produção Cultural (UFF Rio das Ostras), coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte e Tecnologia; 19h20min – Painel com ações do município em Informática Educativa.
Quarta-feira, 30/10 – 13h30 – Palestra: Educação para todos: a formação de professores diante das novas demandas sociais e tecnológicas com Décio Guimarães, pedagogo, orientador educacional e mestrando em Cognição e Linguagem (Uenf); 14h30min – Mesa-redonda com a profª Drª Andréa Giglio Bottino (mediadora), coodenadora do Ensino Médio da Casa da Educação, Adeísa de Oliveira Bernades Lopes, coordenadora da Educação Inclusiva da Casa da Educação e Ana Paula Portugal, professora da Sala de Recursos do Imero; 16h15 – Momento Cultural com performances dos alunos do Ensino Médio do Imero.
Quinta-feira, 31/10 – 13h30 – Palestra: Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em sala de aula com a profª Marcelle T. Santa Rosa, especialista em Tecnologias na Educação; 14h30 – Oficinas sobre Produção e utilização de recursos audiovisuais em sala de aula, Animação, Teatro e Interatividade, Aplicativos em androides para educação, História em Quadrinhos, Robótica Verde e Fotografia… Um novo Olhar; 16h15 – Momento cultural com apresentações musicais dos alunos do Imero.
Sexta-feira, 1º/11 – 14h – Palestra: Educação à Distância e as TIC’S com a profª Nelma Ferreira dos Santos, subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município de Rio das Ostras e integrante do Núcleo de Pesquisa em Petróleo, Energia e Recursos Naturais (Nupern) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – IFF Macaé; 15h15 – Momento Cultural com apresentações de danças dos alunos do Imero.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.