Educação para o trânsito em Rio das Ostras

Projeto Ostrinha no Trânsito leva conhecimentos para pais e estudantes

Os pais e familiares dos alunos da Escola Municipal João Bento Duarte Neto, em Rio das Ostras, tiveram a oportunidade de aprender mais sobre as leis de trânsito. Na sexta-feira, dia 22, o guarda municipal Adelmo conversou com eles sobre o assunto, com ênfase para os direitos e deveres dos ciclistas e pedestres. A ação faz parte do Projeto Ostrinha no Trânsito, realizado por meio de uma parceria entre as secretarias de Guarda e Trânsito e de Educação.

– Queremos buscar o apoio dos familiares para que cumpram as leis de trânsito, incentivando as crianças a respeitarem a legislação – explica Adelmo.

O guarda ressaltou que a escolha do tema se deve ao fato das bicicletas serem o meio de transporte mais usado por estudantes e familiares.

– É grande o número de infrações cometidas pelos ciclistas em Rio das Ostras – observa Adelmo.

Após a apresentação, os participantes puderam tirar dúvidas sobre as leis de trânsito.

As palestras para pais e familiares, dentro do Projeto Ostrinha no Trânsito, já foram realizadas em cerca de metade das escolas municipais e, até o final deste ano, todas as unidades da rede municipal receberão o evento.

– O objetivo é incluir os pais neste processo educativo – explica a coordenadora do Projeto, a guarda municipal Diana Alves.

CONSCIENTIZAÇÃO – O Projeto Ostrinha no Trânsito é realizado em todas as escolas municipais e atende cerca de 17 mil alunos, que têm o trânsito trabalhado como um tema transversal. Neste ano, além das palestras e das vivências nos circuitos de trânsito, cada escola criou um projeto próprio de educação para o trânsito, que é desenvolvido com o apoio da Guarda Municipal.

– O tema é trabalhado com a confecção de panfletos, cartazes, jogos e a realização de peças de teatro e mini-blitz nas ruas – diz Diana.

 FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.