Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado em Rio das Ostras
Evento no Caps, no próximo dia 10, terá música, dança, desfile com os pacientes e inauguração de um brechó na unidade
Na próxima segunda, 10 de outubro, o mundo celebra o Dia da Saúde Mental. Em Rio das Ostras a data não passará em branco. A equipe do Programa de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde, preparou um evento nesse dia, às 13h30, no Centro de Atenção Psicossocial – Caps.
Na programação haverá atividades de música, dança e desfile, envolvendo os pacientes, seus familiares, amigos e a comunidade. Neste dia também será inaugurado um brechó, que funcionará dentro da unidade. O Caps fica na Rua Resende, 177, no Jardim Marilea.
O objetivo é promover a socialização dos pacientes de Saúde Mental e dar visibilidade a essas pessoas e aos tratamentos disponíveis no Município, fora dos hospitais psiquiátricos, esclarecendo a comunidade sobre esse tema.
O evento também celebra a chegada da primavera. “Queremos que todos venham comemorar conosco a leveza de construir uma vida em liberdade por meio da arte e da alegria”, diz a coordenadora de Saúde Mental, Lélia Nogueira.
O dinheiro arrecadado com as vendas do brechó será revertido para atividades voltadas para os pacientes.
DATA – Instituído em 1992, pela Federação Mundial de Saúde Mental, o Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de Outubro, tem o objetivo de chamar a atenção do público para a questão da saúde mental global e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticas ou socioeconômicas. Combater o preconceito e o estigma em torno da saúde psicológica é outro dos objetivos do dia.
FONTE:
Departamento de Jornalismo