Dia Mundial da Água é comemorado em Rio das Ostras

Programação diversificada com palestras, oficina, exposição e recolhimento de resíduos no mangue acontece entre os dias 17 e 22 de março

No momento em que a Administração de Rio das Ostras investe na ampliação da rede de distribuição de água tratada no Município, cabe mobilizar a população a refletir sobre o uso consciente e sustentável desse recurso e a preservação. Com o objetivo de despertar os moradores para o tema, o Município promove a Semana da Água, em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março.
A Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras promove a partir da próxima segunda, 17, uma ampla programação com palestras, exposição, oficina e recolhimento de resíduos no mangue do rio das Ostras. Todas as ações serão coordenadas pela Divisão de Capacitação e Educação Ambiental da Prefeitura, com apoio das Secretarias de Educação, Serviços Públicos, Bem-Estar Social, Turismo, Orçamento Participativo Jovem, Grupo de Caiaqueiros Amigo do Pescador e Grupo de Escoteiros 5º Leripe.
A semana começa com palestras na segunda, 17, e terça, 18, pela manhã e à tarde. Serão abordados os seguintes temas: Doenças de Veiculação Hídrica; Águas Tratadas, Consciência Limpa; Contaminação da Água por Resíduos Sólidos; A Importância do Acesso à Água Potável e Importância da Drenagem Urbana na Qualidade das Águas. A programação detalhada, com horários e locais pode ser conferida no site da Prefeitura: www.riodasostras.rj.gov.br. Todos os alunos que participarem das palestras receberão certificados.
Uma miniestação de tratamento da Cedae ficará exposta na Sede da Prefeitura, no dia 19, e na Praça José Pereira Câmara, no Centro, nos dias 20 e 21, entre 9h e 17h. A programação também prevê uma palestra sobre recursos hídricos com a presidente do Inea, Isaura Fraga, e com o Secretário de Estado do Ambiente, Índio da Costa. O encontro está marcado para acontecer na sexta, dia 21, às 18h, na Câmara de Vereadores.
Finalizando a programação, no sábado, 22, data em que se comemora o Dia Mundial da Água, acontece o projeto “Cuidando do rio das Ostras”, onde haverá o recolhimento de resíduos descartados indevidamente no mangue. A concentração será a partir das 8h, na Avenida Linda, esquina com Rua Luiza Viana, na localidade de Novo Rio das Ostras, bem ao lado do viaduto. Essa atividade terá utilização de caiaques e barcos coletando o material que estiver flutuando na água.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.