Departamento de Agricultura de Rio das Ostras incentiva produção de aipim em Cantagalo
Plantação experimental na Zona Rural do Município deve apresentar primeiros resultados no ano que vem e indicar que variedades se adaptarão melhor na região
Em Cantagalo, Zona Rural de Rio das Ostras, a produção de aipim começa a ser incentivada entre os produtores da localidade.
O Deap – Departamento de Agricultura e Pecuária da Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca do Município, iniciou no mês passado uma plantação experimental, que avalia 49 variedades diferentes.
Segundo Osvaldo de Oliveira Filho, técnico agrícola do Deap e responsável pelo acompanhamento da plantação de aipim, existem vários aspectos para a produção comercial da mandioca em Cantagalo. Com mestrado em Biotecnologia Vegetal e Melhoramento Genético da Mandioca, ele explica que é preciso aguardar 8 meses para obter os primeiros resultados, que indicarão que variedades se adaptarão ao clima e ao solo da região.
“No Rio de Janeiro, a média de produção é de 14 toneladas por hectare, mas esperamos alcançar a média nacional, que gira em torno de 14,8 toneladas por hectare. Com isso, queremos incentivar outros produtores a apostarem nessa cultura”, destacou. Atualmente, cerca de 15 produtores cultivam aipim em Cantagalo e toda produção é vendida no comércio local.
A produtora rural Clélia Lúcia de Mello, que cedeu o espaço para que o plantio das variedades fosse desenvolvido, aguarda para saber que variedade deve plantar em sua área de um hectare, onde já faz rotação de culturas, alternado entre feijão e milho. “Estou muito satisfeita com o resultado do feijão, mas precisamos apostar em outro tipo de produção uma vez que temos essa possibilidade aqui”, comentou.
DIVERSIFICAÇÃO – O Estado do Rio de Janeiro é o 16º no Brasil em produção da raiz. Para o diretor do Deap, Anselmo Nazário, a cultura que está sendo introduzida faz parte do processo de diversificação agrícola incentivada no Município desde 2012. “Estamos conseguidos excelentes resultados com o feijão, que já é um produto de bastante aceitação aqui em Cantagalo. Mas, aos poucos, os produtores começam a acreditar e apostar em novas culturas como banana, abacaxi, maracujá e até uvas”, comentou, lembrando que Rio das Ostras é o primeiro município da região a ter uma produção de uvas em escala comercial.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo