DEPA e Defesa Civil combatem incêndios

Ao todo, 37 agentes trabalharam por mais de seis horas para conter o fogo que atingiu mais de 40 hectares

 

Os Departamentos de Proteção Ambiental (Depa) e de Defesa Civil da Secretaria de Guarda e Trânsito de Rio das Ostras atuaram em conjunto no último final de semana no combate a incêndio em duas fazendas do município. Ao todo, mais de 40 hectares de mata foram destruídos pelo fogo.

A causa dos incêndios ainda não foi identificada, mas há suspeitas que tenha sido criminoso "Fogo em área de proteção quase sempre é criminoso. Mesmo quando é acidental, iniciado por uma fogueira pequena, por exemplo, pois foi ação do homem. Não estamos em época de estiagem logo, a possibilidade de ter sido natural é mínima", explicou o diretor do Depa, Sargento Rangel.

Foram afetados pelas chamas 25 hectares da Fazenda das Garças, localizada na Praia das Pedrinhas, próximo à área de Preservação de Imboassica, e um lote de 17 hectares próximo a Zona Especial de Negócios pertencente a uma empresa. Os dois locais atingidos são considerados Áreas de Proteção Permanente (APP). O fogo começou nas duas localidades quase que simultaneamente no final da tarde da sexta-feira, dia 5. Utilizando abafadores e bombas costais, os 20 agentes do Depa e os 17 da Defesa Civil trabalharam durante mais de seis horas no domingo para conter o fogo.

"Demoramos a ser acionados e, como era um fim de semana, precisamos de um pouco de tempo para reunir todos os agentes, pois só os que estavam de plantão não eram suficientes para duas ações deste porte. Nós e o pessoal do Depa nem conseguimos participar do desfile cívico de Sete de Setembro devido a esses incêndios", justificou Werther de Albuquerque, diretor da Defesa Civil.

Para evitar que novos incêndios em áreas de proteção aconteçam, o Depa recomenda não entrar em áreas de proteção sem autorização; não jogar pontas de cigarro na mata; e não iniciar fogueiras em ambientes secos e com vento. Em caso de fogo, ligar para o 1532, o telefone de emergência da Guarda Municipal de Rio das Ostras que possui atendimento 24 horas.


FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.