Defesa Civil de Rio das Ostras inicia curso de formação para jipeiros voluntários da Região

Primeira turma terá aula prática no dia 29
A Defesa Civil de Rio das Ostras deu início ao primeiro curso de formação de jipeiros voluntários do Órgão. A aula inaugural, que aconteceu no último dia 15, reuniu jipeiros e proprietários de veículos com tração 4×4, que serão treinados para atuar em apoio à Defesa Civil no atendimento e resgate de vítimas de desastres naturais, principalmente em casos de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. O objetivo do curso é formar um grupo de apoiadores nos municípios, ampliando a capacidade de atuação da Defesa Civil.
Durante a aula, os voluntários receberam instruções sobre primeiros socorros, reconhecimento e utilização de extintores de incêndio, além dos principais nós e amarrações. A próxima etapa, que será prática e acontecerá no dia 29, abordará o combate a incêndio real, vazamento de gás e técnicas de tração com uso de cordas. O coordenador da Defesa Civil, Edmilson Silva Martins, destacou a importância dos voluntários em situações de emergência climática.
“Na tragédia do Rio Grande do Sul, praticamente 90% da força de trabalho que atuou era formada por voluntários — jipeiros, barqueiros e pessoas comuns. Essa população é o primeiro respondedor, quem está no local e dá a primeira resposta. Quando estão treinados e integrados, o atendimento se torna mais organizado e eficiente”, explicou.
Intitulado Nupedec (Núcleo Comunitário de Proteção em Defesa Civil 4×4), o grupo reúne pessoas que possuem veículos com tração, fundamentais em situações de difícil acesso. “Esses veículos são preparados e essenciais para o socorro às vítimas de desastres naturais. Com esse treinamento, esses motoristas tornam-se aptos a ajudar no socorro e passam a atuar junto com nossas equipes”, destacou Martins.
O curso conta também com militares do Corpo de Bombeiros de Rio das Ostras, que atuam voluntariamente nos dias de folga como instrutores.