Defesa Civil de Rio das Ostras divulga Planos de Contingência e Proteção

A Defesa Civil de Rio das Ostras divulgou nesta semana o Plano de Contingência e Proteção do Município. O documento foi entregue à Redec Litorânea e ao Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC-RJ), no Rio de Janeiro.

Segundo o coordenador da Defesa Civil em Rio das Ostras, Jorge Manuel Mazzo, o Plano é fruto de um criterioso trabalho. “Mapeamos as principais ameaças em Rio das Ostras para elaborar planos de contingência, de acordo com cada uma. Nosso objetivo é dar respostas cada vez mais rápidas para a população”, ressaltou.

Por sua vez, o Departamento Geral de Defesa Civil encaminhou, na última semana, o Plano de Contingência e Proteção do Município ao Ministério da Integração, em Brasília.

O Plano de Rio das Ostras abrange oito tópicos: alagamentos; inundações; marés, tempestades ou ressacas marítimas; epidemias; colapsos de edificações; desastres relacionados a transporte de passageiros e cargas não perigosas; incêndios em aglomerados residenciais; e incêndios florestais.  

MAPA DE AMEAÇAS MÚLTIPLAS DO ESTADO – Em junho de 2016, foi lançado o Mapa de Ameaças Múltiplas do Estado do Rio de Janeiro. Importante ferramenta para a redução dos riscos de desastres, o levantamento identificou 276 ameaças tecnológicas, além de 460 ameaças naturais, totalizando 736 itens no território fluminense.

O estudo foi elaborado pelo Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC-RJ), vinculado à Secretaria de Defesa Civil, com a participação dos 92 municípios do estado.

Após o lançamento do Mapa de Ameaças Múltiplas do Estado, a Secretaria de Defesa Civil realiza um trabalho com as 92 prefeituras para a elaboração dos 736 planos municipais de contingência consequentes, um para cada ameaça identificada.

 

FONTE: SECOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.