Defesa Civil alerta para prevenção de incêndios no município

Poder Público solicita apoio da população para evitar queimadas e divulga telefone 153 para denúncias

A Defesa Civil e a Inspetoria de Proteção Ambiental da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano da Prefeitura de Rio das Ostras registraram um aumento significativo de queimadas nas zonas rural e urbana do município. Por isso, estão solicitando à população que coopere, não ateando fogo próximo a vegetações, principalmente durante o inverno, quando as matas ficam mais secas por conta do período de estiagem. Qualquer foco de incêndio pode ser denunciado pelos telefones 153 ou 193.

“O município de Rio das Ostras possui cinco Unidades de Conservação que preservam a fauna e a flora, tão importantes para o bem-estar da população e o equilíbrio do ecossistema local. Uma guimba de cigarro atirada pela janela do carro pode provocar um desastre ecológico”, declara o superintendente da Defesa Civil Municipal, Werther Albuquerque.  

Ele informa que apesar de a queimada ser proibida por lei ambiental, culturalmente, moradores da zona rural têm o hábito de atear fogo em áreas para plantio. Entretanto, o superintendente alerta que existem alternativas mais seguras para esse tipo de trabalho, informando que os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras estão habilitados a dar assistência aos produtores. “Mesmo não sendo intencionais, essas atitudes incorretas podem levar à destruição de matas, animais e até mesmo à morte de pessoas”, declarou complementando que o número de incêndios em residências no município também tem aumentado consideravelmente.  

CORPO DE BOMBEIROS – Para minimizar os prejuízos à população e à natureza, o prefeito Carlos Augusto está pleiteando junto ao Governo do Estado a implantação de um Batalhão do Corpo de Bombeiros em Rio das Ostras, o que facilitará o socorro em situações de emergência. Há poucas semanas uma equipe técnica da Prefeitura se reuniu com autoridades do Estado para acertarem detalhes do projeto de construção de um Batalhão em um terreno público.

A Defesa Civil Municipal e agentes da Inspetoria de Proteção Ambiental, geralmente, são os que realizam o primeiro atendimento em casos de incêndio em Rio das Ostras, já que os bombeiros precisam se deslocar de Macaé. 

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.