Curso de beneficiamento de pescado capacita trabalhadores de Rio das Ostras
As aulas, promovidas em parceria com a Fiperj, aconteceram na Padaria Escola, no Parque da Cidade, em Nova Cidade
A Prefeitura de Rio das Ostras, em parceria com a Fiperj – Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, promoveu um curso de Beneficiamento Artesanal de Pescado, que reuniu trabalhadores ligados à área da alimentação e pessoas interessadas em desenvolver a atividade comercialmente no Município.
O curso, realizado nos dias 18 e 19 de abril, na Padaria Escola, além de ensinar técnicas de conservação e higiene, abordou principalmente receitas tendo como base peixes encontrados com facilidade na região. O objetivo do Município foi capacitar trabalhadores do setor e suas famílias, com a proposta de qualificar a mão de obra e diversificar a comercialização e gerar mais renda aos pescadores.
No encerramento das atividades, o prefeito Alcebíades Sabino destacou a importância de valorizar esse tipo de alimento, que agrega valor ao trabalho dos pescadores. “Em tempo de crise econômica precisamos oferecer aos nossos trabalhadores alternativas viáveis e concretas de renda. Temos certeza de que estamos no caminho certo, capacitando cada um que se interessou e esteve aqui”, enfatizou Sabino.
Maria da Conceição Abreu, moradora do Centro de Rio das Ostras, viu no curso uma possibilidade de começar uma nova atividade comercial. “Foram dois dias de aprendizado que me ajudaram muito. Pretendo aplicar esses conhecimentos para aumentar a minha renda e ajudar no orçamento familiar”, disse.
Outro morador de Rio das Ostras que também está satisfeito com a oportunidade é José Américo da Silva Franco. Ele pretende começar a vender quibes, linguiças, empanados e outros produtos feitos com peixes. “Estava realmente esperando surgir uma novidade assim. Em tempos de crise temos que ser criativos. Tenho certeza de que vou conseguir conquistar novos clientes com esses produtos”, comentou o comerciante, que trabalha no Âncora.
O responsável pelo Departamento de Aquicultura de Rio das Ostras, Ronaldo Paes Leme, agradeceu a parceria com a Fiperj e o apoio da empresa Repsol e disse que novos cursos com essa temática poderão acontecer ainda este ano. “Com isso, vamos capacitar nossos munícipes para que eles tenham a possibilidade de aumentar a renda familiar e contribuir ainda mais para a economia de nossa cidade”, disse Ronaldo.
FONTE:
Departamento de Jornalismo