Crianças e Jovens contribuem para a administração municipal em Rio das Ostras

I Conferência de Planejamento e Orçamento Participativo Jovem cria “Conselhinho” e renova Conselho do OP jovem

                Professores e diretores das escolas municipais, pais, servidores, secretários de governo e o prefeito Carlos Augusto prestigiaram a I Conferência de Planejamento e Orçamento Participativo Jovem de Rio das Ostras. Mas o destaque foram as crianças e jovens que mostraram que os riostrenses, desde pequenos, já se mobilizam para contribuir com o desenvolvimento e qualidade de vida da cidade.

         “Saio daqui mais jovem e mais esperançoso. A semente que plantamos já rendeu belos frutos”, disse o prefeito Carlos Augusto. “Esse auditório lotado mostra que nossa juventude é atuante e, em Rio das Ostras, os jovens são ouvidos e participam da administração pública. Vocês estão nos ensinando e motivando a melhorar ainda mais”, completou o prefeito.

         Durante a Conferência, promovida pela Secretaria de Planejamento, foi formado, pela primeira vez, o “Conselhinho” – com crianças da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. E os pequenos mostraram que já sabem o que querem: 81 crianças se inscreveram e irão formar o “Conselhinho”. Desses, 10 vão integrar a Comissão Executiva, com presidente, vice e assessores executivos.

         Julia Veloso, de nove anos, da Escola Fany Batista Esteves, agradeceu a oportunidade. “Obrigada por estar aqui e poder ajudar na melhoria da minha cidade”, falou ao público e foi aplaudida.

         À tarde, foi renovado o Conselho do Orçamento Participativo Jovem, com 71 estudantes que estão cursando até o 3º ano do Ensino Médio. Esse grupo também contará com uma Comissão Executiva, formada por 20 adolescentes.

         Uma mãe presente à conferência, Ângela Ventura, fez questão de destacar, em público, sua satisfação com a iniciativa da Prefeitura. “Moro aqui há dois anos e só tenho a elogiar o ensino e o incentivo que minha filha está recebendo, muito importante para formação de seu caráter”, afirmou.

         Atividades – Os conselheiros do OP Jovem apresentaram uma divertida peça teatral que foi uma verdadeira aula de Educação Fiscal. Também houve apresentação de dança de rua, com adolescentes da instituição Joanna De Ângelis, que realiza diversos trabalhos envolvendo jovens do município. Os adolescentes fizeram ainda uma homenagem à secretária de Planejamento Rosemarie Teixeira. “Ver a evolução desses jovens é um orgulho, um exemplo para outras cidades, para o Brasil e para o mundo, como vimos na conferência que participamos na Itália”, disse a secretária, emocionada.

         Palestra – O jovem Rafael Picciani, que atua junto a movimentos juvenis, foi convidado para participar da Conferência. Ele falou ao público sobre a força e importância da participação dos jovens nas políticas públicas, sobre o voto consciente, e elogiou o apoio da administração municipal à iniciativa.

 

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.