Crianças e adolescentes mais conscientes
Casa da Mulher participa do Orçamento Participativo Jovem
Conscientizar crianças e adolescentes e prevenir a violência doméstica desde cedo. Este é um dos principais objetivos do trabalho realizado pela Casa da Mulher de Rio das Ostras nas plenárias do Orçamento Participativo Jovem, promovidas pela Secretaria de Planejamento. A Casa é o Centro de Referência em Atendimento à Mulher da Secretaria de Bem-Estar Social.
– Nós conversamos com os estudantes sobre as diferenças entre homens e mulheres e usamos exemplos, como as novelas, para falar sobre violência doméstica e ouvir o que os alunos pensam sobre o assunto – explica a diretora da Casa da Mulher, Flávia Rangel.
Nas escolas, a equipe do Centro de Referência explica como funciona o trabalho da Casa e promove dinâmicas com as crianças e os adolescentes. Ao final da conversa, cada um deixa um recado no mural sobre a violência contra a mulher.
– Fazemos um trabalho de prevenção com as crianças para que no futuro menos mulheres passem por situações de violência – ressalta Flávia.
Para a estudante Karine da Silva Costa, de 12 anos e que está no 5º ano, foi uma oportunidade de conhecer o trabalho da Casa.
– Não conhecia e achei muito bom porque ajuda as mulheres a denunciarem a violência, já que algumas têm medo de fazer isso – diz Karine.
– Isso é bom porque a gente aprende a não maltratar as pessoas. Já tinha visto o trabalho do Centro de Referência na televisão e sabia que eles ajudavam as mulheres – diz o estudante Gabriel de Lima Pinheiro, de 11 anos e que cursa o 5º ano.
—
FONTE: Secretaria de Comunicação Social