Creche na Coxia inicia temporada com novo espetáculo teatral

(13.07.10) – A Ferlagos (Fundação Educacional da Região dos Lagos) e o grupo teatral Creche na Coxia iniciam, neste fim de semana, a turnê do espetáculo “Um pé de feijão na mão do João”, versão do clássico da literatura infantil “João e o pé de feijão”. 

Com texto e direção de Silvana Lima, o espetáculo tem duração de 50 minutos, e estreia neste fim de semana (dias 15, 16 e 17) no Teatro Municipal de Rio das Ostras. A Ferlagos participa do projeto viabilizando a turnê, que passará, em seguida, por Teresópolis, Friburgo, Campos dos Goytacazes, Cabo Frio e Niterói. No elenco, Matheus Lima, Natasha Gaspar, Diogo Cavalcanti e Helena Marques.

– É sempre um prazer para a Ferlagos poder colaborar com a cultura da nossa cidade. Ainda mais em se tratando do grupo Creche na Coxia, que possui toda uma história, vários prêmios, e um currículo com espetáculos que têm sempre algo a nos acrescentar – comentou  Mírian do Valle, Diretora Administrativa da faculdade.

Mais de 30 anos de história

O grupo Creche na Coxia nasceu em 1979, no Colégio Estadual Miguel Couto, em Cabo Frio, com o nome de Grupo Teatral “Ziembinski”. O batismo com o nome atual aconteceu em 1988, quando os integrantes do grupo começaram a ter filhos, e para fazer as apresentações, precisavam deixar as crianças na área atrás do palco, a coxia. De lá para cá, são mais de 30 anos de prêmios e consagração. O primeiro veio em 1984, no Festival da FETAERJ, com o espetáculo “Aluga-se para Verão”. Em seguida vieram sucesso de público como “Bailei na Curva”, “O Auto do Trabalhador” e “Baco, o Teatro”.

Mas, em todo esse tempo de carreira, o Creche na Coxia buscou sempre a inovação, realizando vários teatros de rua, de bonecos e outros estilos. Em 1994, por exemplo, quando o grupo completou 15 anos, a comemoração foi com o espetáculo “Querelas Liras e Jagunços”, que contava a história de dois grupos políticos rivais. A consagração veio com prêmio de melhor texto, melhor direção, melhor atriz e melhor trilha sonora em vários festivais do Estado do Rio de Janeiro.

 
FONTE: Cristiane Zotich – Jornalista

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.