Creas de Rio das Ostras mantém ações para pessoas que convivem em vulnerabilidade social
Unidade funciona em expediente reduzido para evitar aglomerações de pessoas
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Rio das Ostras está mantendo os atendimentos em horário reduzido para as pessoas que convivem em condição de vulnerabilidade social. De segunda a sexta, das 9h às 15h, equipes técnicas da Secretaria de Bem-Estar recebem a população.
A unidade conta diariamente com equipe técnica especializada, que oferece escuta particularizada com devidas orientações das demandas apresentadas. Os serviços mais procurados neste momento estão sendo em relação à população em situação de rua que faz parte do Serviço de Proteção e Atendimento Especializados a Famílias e Indivíduos (Paefi).
O Creas realiza abordagem social noturna na rua com o apoio do Grupamento de Operações Especiais (Goe) da Guarda Civil Municipal para realização de mapeamento sobre situação de risco dessa população. Oferece orientação quanto aos cuidados e responsabilização social em relação ao contágio e propagação deles em relação ao Covid- 19. A partir deste encontro são encaminhados para rede e convidados a ficarem na Casa do Sorriso.
É pelo Creas que as pessoas em situação de rua fazem sua adesão ao Auxílio Emergencial do Governo Federal.
As famílias cadastradas pelo Paefi estão sendo assistidas por meio de ligações telefônicas para as devidas orientações e monitoramento do acompanhamento na superação dos direitos, bem como conscientização sobre o coronavírus.
PAEFI – O Paefi é um serviço de orientação e acompanhamento de famílias que possuem um ou mais indivíduos em situação de vulnerabilidade, como ameaça ou violação de direitos. Suas ações têm o objetivo de preservar e fortalecer os vínculos familiares e com a comunidade, além de fortalecer a função protetiva das famílias. Objetivo do Paefi é preservar e fortalecer os vínculos familiares e com a comunidade, e aumentar a função protetiva das famílias. O atendimento para as pessoas em situação de rua também faz parte deste serviço.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.