Convênio entre Prefeitura de Rio das Ostras, Senai e ABESPetro qualifica pessoas com deficiência
Cerca de 60 moradores foram qualificados
Rio das Ostras celebra mais uma grande conquista para a inclusão social e capacitação profissional de seus moradores. Na última quarta, 24, cerca de 60 pessoas deficientes se formaram nos cursos de Auxiliar de Almoxarife e Auxiliar de Logística.
A iniciativa é fruto de um convênio da Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Petróleo – ABESPetro com o Senai (Sistema Firjan) e a Prefeitura de Rio das Ostras.
A cerimônia aconteceu no Teatro do Sesi de Macaé e contou com a presença de autoridades e representantes municipais, do Senai e Sesi. Entre os 56 formandos de Rio das Ostras, 16 já foram inseridos no mercado de trabalho, o que comprova a boa receptividade dos profissionais qualificados pelo Sistema Firjan.
“É um projeto pioneiro para Rio das Ostras. Quando fomos procurados para promover esta parceria, abraçamos imediatamente, já que sabemos o quanto a chancela do certificado do Senai é reconhecida no mercado de trabalho. O resultado foi um sucesso, já inserimos 16 pessoas em empresas de nosso Município”, reforçou Rose Santos, Secretária de Bem-Estar Social.
Presidente da ABESPetro, Gilson Freitas acredita que o projeto vai além da inserção num emprego formal. “O mais importante é a inclusão, a oportunidade, a autoestima que estes meninos passam a ter, a sociabilização e a melhora com a convivência familiar”, disse.
Pai de uma das formadas, Gaspar Nestor se emociona ao falar da transformação da filha durante os quatro meses de curso. “Agradeço a Deus por ter a Lidiane como filha. Sem ela, eu não poderia aprender coisas que me engrandeceram. Ela se tornou mais afetiva nos últimos meses e sei que conviver com outras pessoas no curso contribuiu bastante”, relatou.
Clemilceia Barretos fez os dois cursos e está com muita expectativa em relação ao futuro. “Eu tenho 32 anos e, pela primeira vez, me senti mais valorizada. Ficava em casa assistindo televisão e com muita monotonia. Agora estou cheia de vontade de prosseguir, fazer outros cursos e buscar uma oportunidade nas empresas”, contou.
Para a formanda Adriene Ariádne, o certificado comprovou o potencial que possuem. “Muita gente acha que não somos capazes, mas podemos atuar em empresas de forma profissional. Quero seguir a carreira de logística”, ressaltou.
EMOÇÃO – Durante a cerimônia, a Apae de Rio das Ostras apresentou uma coreografia com a música “A Thousand Years”, retratando a questão da superação e da inserção social. Foi um momento de grande emoção para a plateia.
“Vim como convidado e sei que precisava estar aqui para ter um choque de realidade. Vou reclamar menos das coisas pequenas da vida. Tenho saúde e isso já é um grande motivo de agradecer”, disse Marcos Paulo Pistanzzi.
CURSOS – Os cursos de Auxiliar de Almoxarife e Auxiliar de Logística tiveram carga de 200 horas com duração de quatro meses. Cada aluno recebeu uma bolsa para cobrir gastos no valor de R$ 300. Em setembro começará outro módulo de Auxiliar Administrativo.
FONTE:
Departamento de Jornalismo