Convênio entre Prefeitura de Rio das Ostras e Firjan qualifica deficientes

Cursos gratuitos, realizados em parceria com o Senai, preparam moradores para mercado de trabalho
 
Rio das Ostras comemora mais uma importante conquista para a inclusão social e capacitação profissional de seus moradores. Nesta segunda-feira, dia 14, foi realizada, no Teatro Popular, a aula inaugural do Projeto de Educação Profissional para Pessoas com Deficiências, que oferece 75 vagas, gratuitas, nas áreas de Auxiliar de Almoxarife e de Auxiliar de Logística. 
 
A iniciativa é um convênio da Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Petróleo (ABESPetro) com o Senai (Sistema Firjan) e a Prefeitura. Os cursos terão duração de um ano e três meses e as aulas serão  ministradas na sede da Secretaria de Bem-Estar Social, na Rua Paraná, s/no, em Cidade Beira-Mar. 
 
Na aula inaugural estiveram presentes o prefeito Sabino; o presidente da ABESPetro, Gilson Freitas Coelho; a Gerente Operacional do Sistema Firjan, Ana Cristina da Motta Sá; e as secretárias de Bem-Estar Social, Rose Santos, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronei Leite, além de outros secretários municipais.  Também compareceram ao evento as presidentes da Apae, Débora Dutra; e da Pestalozzi de Rio das Ostras, Claudinéa Afonso. 
 
O presidente da ABESPetro destacou a importância do convênio. “Nossa associação reúne mais de 50 empresas do setor Offshore no país. Com esta experiência pioneira queremos oferecer, em parceria com o Senai e prefeituras, oportunidades de capacitação profissional a pessoas com deficiência”, relatou. 
 
De acordo com Gilson Freitas, Rio das Ostras está preparada para acolher a proposta de inclusão social. “Encontramos junto à Administração Pública o engajamento necessário para formatar os cursos. Vocês devem ser sentir orgulhosos em morar em uma cidade com esta vocação”, completou.
 
“O Senai está motivado em iniciar estes cursos em Rio das Ostras. Sabemos da importância da qualificação profissional, em especial para as pessoas que apresentam algum tipo de deficiência. Vamos preparar os jovens inscritos nas aulas”, completou Ana Cristina da Motta Sá, do Senai.   
  
Para a Secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos, a presença de pessoas com deficiência no mercado de trabalho contribui para humanizar mais as empresas. “A inclusão social se conquista. Assumimos aqui o compromisso de estreitar os laços com as empresas para encaminhar os formandos. Teremos boas notícias em pouco tempo”, desejou aos estudantes presentes.
 
 
SUPERAÇÃO – Presente ao evento, o prefeito Sabino declarou que a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho deve ser atingida com superação e empenho. “Esta causa deve nos tocar de verdade. Pessoas com deficiência se superam todos os dias. Quando a ABESPetro nos procurou logo abraçamos a ideia. Ao final do curso os alunos serão encaminhados pelo Banco de Empregos da Prefeitura para empresas e poderão obter um bom emprego. Rio das Ostras pode também se orgulhar por manter importantes projetos voltados para este público, como o Paraesporte”, ressaltou.
 
 
CURSOS – Os cursos de Auxiliar de Almoxarife e de Auxiliar de Logística terão carga horária de 200 horas. Os alunos receberão bolsa auxílio de R$ 300, com o intuito de cobrir gastos com alimentação e transporte. Em 2016 serão beneficiados os municípios de Rio das Ostras, Macaé e Quissamã. 
 
Na plateia, o jovem Arnaldo Venâncio da Silva Júnior, matriculado no curso técnico de Auxiliar de Logística, afirmou estar ansioso para iniciar as aulas. “O Senai oferece cursos de qualificação profissional de excelência, reconhecidos pelo mercado. Agora poderei obter uma renda melhor, com certeza”, revelou, animado.  
 
“Hoje temos 20 pessoas empregadas em empresas da região graças ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Inclusão Social de Rio das Ostras – Cispro. Os cursos de qualificação profissional do Senai representam a inclusão no mundo do trabalho para esses jovens que apresentam alguma deficiência e querem se capacitar”, finalizou a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronei Leite.
 
Ao fim da aula inaugural o público pode assistir aos depoimentos de portadores de deficiência que atualmente estão inseridos

 

 

 

FONTE:

 
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.