Continua o ciclo de Palestra do Outubro Rosa, em Rio das Ostras

Nesta terça-feira, dia 23, a equipe do Programa da Saúde da Mulher fará palestra sobre Câncer de Mama, em Cidade Praiana

Orientar e informar são ferramentas de conscientização que a equipe do Programa da Saúde da mulher, da Prefeitura de Rio das Ostras, encontrou para abordar o Câncer de Mama no município. Durante este mês do Outubro Rosa foram realizadas nove palestras educativas.
Nesta terça-feira, dia 23, a partir das 9h, a equipe vai estar na Unidade Básica de Saúde –UBS – da Cidade Praiana, falando sob o Câncer de Mama para as mulheres da comunidade. O coordenador do Programa Saúde da Mulher, o enfermeiro Ricardo Mouta, destacou que a participação do público tem sido satisfatório. Cerca de 120 mulheres já participaram dos encontros, despertando assim, o interesse de se prevenir.
O próximo encontro acontece no dia 25, quando será dada a última palestra dessa Campanha Internacional do Outubro Rosa. O local escolhido para fechar a programação será no PSF de Rocha leão, comentou Ricardo Mouta. Ele disse ainda, que a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Saúde, vem realizando em média 250 exames de mamografia por mês. Todo o trabalho visa conscientizar a mulher, principalmente aquela com idade acima de 40 anos, a fazer o exame, que uma vez identificada à doença na fase inicial, existe grande chance de combater o câncer.
INCA – O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que em 2012, no país, haja 52,6 mil novos casos de câncer de mama e 17,5 mil de colo do útero. Ambos podem ser tratados e até curados aconteça o diagnóstico e o tratamento adequado. O câncer de mama não ocorre somente em mulheres, embora entre os homens os casos sejam em menor número. Segundo estimativas do Inca, entre a população masculina, são registrados 250 novos casos por ano.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.