Conselho Municipal de saúde aprova a criação do programa “Melhor em Casa Rio das Ostras”

Pacientes com indicação médica específica poderão receber tratamento em casa

O Conselho Municipal de Saúde de Rio das Ostras aprovou, no último dia 23, a implantação, no município, da Atenção Domiciliar e criação do programa “O Melhor em Casa Rio das Ostras”. A ideia partiu do Secretário de Saúde de Rio das Ostras, Sérgio Manhães, que destacou a importância da iniciativa. “Instituir o Atendimento Domiciliar em Rio das Ostras significa vários benefícios para a população. Estaremos desta forma reduzindo a internação dos pacientes e humanizando ainda mais o atendimento prestado a eles, com uma medicina de padrão elevado”, comentou o secretário.
A iniciativa será destinada a pessoas com necessidades de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos ou em situação pós-cirúrgica, uma vez que alguns procedimentos podem ser feitos em casa, com mais conforto e menos risco de infecção hospitalar. Para o doutor Paulo Joia, gestor do “Melhor em Casa Rio das Ostras”, a iniciativa ajudará a reduzir as filas na emergência. “A assistência, quando houver indicação médica, será feita na própria residência do paciente, desde que haja consentimento da família. Desta forma, será bem mais fácil o processo de recuperação”, destacou o médico.
Os programas de Atenção Domiciliar e o Melhor em Casa Rio das Ostras seguem parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde que prevê serviços complementares à internação hospitalar. O atendimento será realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta. Outros profissionais, como fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo e farmacêutico, poderão compor as equipes de apoio.

BENEFÍCIOS – Para os pacientes, os benefícios da implantação da Atenção Domiciliar e do programa “Melhor em Casa Rio das Ostras” são a diminuição do risco de infecção hospitalar, humanização do tratamento, com convívio direto com a família e retorno às suas atividades mais rapidamente. Já para o sistema de saúde, a implantação dos programas também significa uma maior oferta de leitos na rede de saúde do município e redução de custos com internações. “Estou muito entusiasmado com esse projeto e tenho certeza que será muito importante para a população de Rio das Ostras que não para de crescer e precisa de um sistema de saúde eficiente e que atenda com qualidade”, destacou o Secretário de Saúde Sérgio Manhães.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.