Conselheiros são eleitos durante a 2ª Conferência Municipal de Orçamento Participativo Jovem
O último sábado, dia 26, foi marcado por muita produtividade entre dezenas de crianças e jovens de Rio das Ostras.
Eles participaram da eleição dos novos conselheiros do Planejamento e Orçamento Participativo Jovem, durante a 2ª Conferência Municipal de mesmo tema. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, organizou o evento no auditório da Faculdade Cenecista de Rio das Ostras.
Na oportunidade, 30 estudantes, da Educação Infantil, do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, foram eleitos conselheiros do OP. Eles atuarão durante o biênio 2012/2013, ajudando a Administração Pública a elencar aonde deve ser aplicado o orçamento municipal, além de terem noções sobre educação fiscal.
A presidência e a diretoria, tanto do Conselho Jovem quanto do Mirim serão definidas em uma próxima reunião com data a ser agendada pelos conselheiros eleitos.
Ana Paula Rodrigues é professora e mãe de um dos conselheiros, Pedro, de apenas 7 anos. Ela conta que o filho atua há dois anos junto ao Conselho do Orçamento Participativo. Nesse período, o filho tem contribuído para a reeducação da família, com o conhecimento adquirido durante as reuniões periódicas realizadas pelo OP. “Eu não tinha o hábito de solicitar a nota fiscal ao fazer uma compra. Pedro trouxe essa necessidade para mim. Toda vez que saímos no comércio, ele sempre me lembra de pedir a nota, na hora de pagar a conta”, informa Ana Paula.
Pedro, que é estudante do segundo ano, declara que sua maior satisfação é conseguir convencer os colegas sobre a importância de ser atuante no município. “Fiquei muito feliz porque convenci meu primo Cleiton de participar da Conferência do OP. Ele é mais uma pessoa que, a partir de agora, vai ver que é importante ajudar a cuidar da cidade que moramos”, conta o menino de 7 anos.
Durante a Conferência, os participantes assistiram a palestras, vídeos e se reuniram para dinâmicas de grupo.
FONTE: SECOM – PMRO.