Conselheiros do OP Jovem de Rio das Ostras se reúnem com o Prefeito Sabino

Encontro serviu para que os alunos fizessem reivindicações e melhorias nas unidades escolares

O Prefeito Sabino, dando continuidade a política de aproximação com a comunidade para ouvir diretamente os anseios da população, recebeu nesta quinta-feira, dia 10, os conselheiros do Orçamento Participativo Jovem, formado por alunos das redes municipal, estadual e particular, para ouvir as reivindicações dos estudantes em questões relativas as condições das unidades escolares e a própria infraestrutura da cidade.

Dentre as reivindicações solicitadas, destacam-se os pedidos de manutenção das unidades escolares, construção de telhados e quadras esportivas, implantação de laboratórios nas escolas que ainda não têm esse departamento e melhoria no sistema de iluminação pública da cidade.

De acordo com o prefeito, esse encontro serviu também para que a juventude tivesse a oportunidade de fazer suas reivindicações diretas ao Poder Executivo e conhecesse, de perto, a realidade do funcionamento do Poder Público. “Está na hora de parar de olhar o jovem como o futuro e avaliá-los como presente. Precisamos ouvi-los, explicar os seus direitos e cobrar também os seus deveres para inseri-los nas decisões que venhamos tomar. Hoje em dia, essa juventude pode e deve contribuir, não só com as reivindicações como também com uma atitude proativa, fazendo tudo acontecer”, disse.

Durante a conversa, o prefeito ia explicando e já buscando soluções para cada ítem reivindicado. No que dizia respeito a manutenção das unidades, Sabino informou aos jovens que a Prefeitura já desapropriou dois terrenos para construção de novas unidades em Mar do Norte e Rocha Leão, por exemplo. “Temos que ter consciência que o prazo que temos para manutenção é muito curto, cerca de 40 dias no período de férias, então a saída é a construção de novos prédios, modernos e confortáveis. Mesmo assim, vamos recuperar todas as escolas, mas não dá para ser ao mesmo tempo e no prazo que gostaríamos”, informou o prefeito lembrando que também estão previstas obras para fazer a cobertura de todas as quadras esportivas e a criação de laboratórios em todas as unidades. A secretária de Educação, Andreia Machado, também presente na reunião, garantiu que para o ano de 2014, todas as escolas terão bebedouros, ventiladores, quadros e computadores novos.

O cardápio da merenda também foi citado na reunião pelos alunos, tendo em vista que alguns, por problemas de saúde, tem restrição alimentar. Nesses casos, Sabino instruiu ao grupo de alunos que divulguem na própria sala de aula que a Prefeitura disponibiliza cardápios adaptados, elaborados por nutricionistas para cada situação médica. A solicitação deve ser feita diretamente aos diretores. Além disso, o prefeito sugeriu que os próprios alunos mandem sugestões de cardápios para a escola para ver se há a possibilidade de inclusão na rede. “Não vale escolher, pizza, salgadinho e hamburguer”, brincou o prefeito.

A aluna Vitória Lefani, do 3º ano da Escola Municipal Marinete Coelho de Souza, localizada em Cantagalo, é portadora de deficiência visual e solicitou ao prefeito uma melhora no transporte escolar para os alunos da zona rural. “Quando chove, temos uma dificuldade muito grande para ir a escola, tendo em vista que a estrada fica sem condições de uso para quem vai de bicicleta”, explicou. Sabino informou que, para acabar com esse problema, a Prefeitura está comprando novos ônibus escolares para o transporte dos alunos e vai exigir dos responsáveis pelo transporte coletivo um maior número de itinerários e horários para todas as localidades da cidade”, contou.

Sabino encerrou a reunião solicitando um novo encontro para que os conselheiros possam discutir junto com a Administração Municipal a criação de políticas públicas para a juventude. “É importante sabermos o que os jovens querem, o que necessitam e o que falta na cidade para eles”, finalizou.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.