Conferência Municipal Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

Conferência Municipal Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente será realizada em Rio das Ostras

Evento acontece nos dias 30 e 31 de outubro na Câmara Municipal

Fortalecer a cidadania ambiental nas escolas e comunidades de Rio das Ostras. Esse é o principal objetivo da II Conferência Municipal Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada na quinta e sexta-feira, dias 30 e 31, na Câmara Municipal. A plenária vai contar com a participação de estudantes entre 11 e 14 anos, delegados eleitos nas escolas da cidade, que vão apresentar as responsabilidades e ações escolhidas por cada unidade de ensino.

A conferência também tem como metas incentivar a atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais; fortalecer o papel da unidade de ensino na construção de políticas públicas de educação e de meio ambiente; implantar o COM-VIDA – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida e Agenda 21 nas escolas, entre outras.

Além dos delegados, também participam da conferência os suplentes e redatores das escolas, integrantes do Orçamento Participativo Jovem e dos programas Jovem Cidadão e Pró-Interação (Print), ambos voltados para os adolescentes. Estarão presentes ainda representantes do governo municipal, ONGs, empresas e universidades convidadas.

Diálogo – Todas as escolas municipais representadas promoveram o diálogo entre estudantes, professores, funcionários e comunidade durante as próprias conferências ambientais. A partir desses encontros, nos quais foi debatido o tema proposto – Mudanças Ambientais Globais, a unidade de ensino assumiu uma responsabilidade, relacionada a um dos subtemas (ar, água, terra ou fogo). A comunidade escolar também definiu de que maneira a responsabilidade será transformada em ações práticas.

A II Conferência Municipal Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente é promovida pelas secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, sob a coordenação executiva do Núcleo de Educação Ambiental (Neam) e da Comissão Jovem Organizadora do evento, em parceria com a Casa da Educação, ONGs, Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Macaé e das Ostras, entre outros.


FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.