Conferência Internacional de Trabalhadores em Transportes é aberta em Rio das Ostras

Encontro segue ao longo da semana abordando condições de trabalho de pescadores, rodoviários e ferroviários, entre outros profissionais de 25 países

Rio das Ostras foi a cidade escolhida pela Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes – ITF para sediar a Conferência Inter Americana de Trabalhadores em Transportes. O prefeito Sabino, secretários municipais e vereadores participaram da solenidade de abertura que aconteceu nesta segunda, no Hotel Vilarejo. O evento conta com participação de 210 delegados representando trabalhadores de 25 países, entre eles Colômbia, Barbados, Argentina, México, Chile, Trinidad y Tobago, Panamá, Nicarágua, Peru, Paraguai, Uruguai, El Salvador e Guatemala. 

A abertura oficial da conferência, que reúne pescadores, marítimos, rodoviários, ferroviários, portuários, entre outros, contou com a participação do presidente do Comitê Regional de ITF Américas, Luis Fruto; do vice-presidente Mundial de ITF, Severino Almeida; do secretário-geral da ITF, Stephen Cotton; do secretário regional da ITF, Antonio Rodrigues Fritz; do secretário-geral da Federação Europeia dos Trabalhadores em Transportes, Eduardo Chagas, além de membros do Conselho Executivo da ITF, Alicia Castro, Julio Sosa e Benito Bahena.
Na ocasião, o prefeito destacou a importância para o Município de um evento desse porte. “Há poucos meses o povo brasileiro foi para as ruas pedir transporte de qualidade, principalmente os estudantes que desejam um transporte gratuito e mais eficaz. Para nós é muito importante recebê-los aqui em nosso município, principalmente para a abordar e debater questões tão importantes”.
O secretário-regional da ITF, Antonio Fritz, enfatizou que é um momento importante para essas discussões. “Existe um crescimento econômico bastante favorável na América Latina, que vem acompanhado de um compromisso de progresso social”. Ele aproveitou para agradecer ao prefeito Sabino por toda ajuda, hospitalidade e atenção com a conferência realizada em Rio das Ostras.
Ao longo da semana serão abordados temas como organização e estrutura sindical, direitos humanos, tecnologia do setor e os benefícios para o trabalhador. A conferência realizada no Município é ainda um passo importante para o Congresso Mundial da ITF, que acontecerá em Sofia, na Bulgária, em 2014.
ABERTURA – Momento especial para riostrenses e visitantes. Assim foi a abertura da conferência, que contou com a apresentação do Hino do Município interpretado por Elissandra da Silveira, que faz parte do Projeto Jovem Cidadão, da Secretaria de Bem-estar Social de Rio das Ostras. Ela foi acompanhada pelo músico Eli Mendes. Também marcaram presença as crianças dos corais Aquarela e Vozes do Leripe. Outro destaque do encontro é a exposição de quadros “Os Pescadores” do artista plástico Francischetti, que teve suas telas expostas recentemente no Parque dos Pássaros. A mostra fica no hall de entrada do Centro de Convenções do Hotel Vilarejo até sexta, dia 8.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Rio das Ostras

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.