Conferência define rumos das políticas para as mulheres em Rio das Ostras

Conferência define rumos das políticas para as mulheres em Rio das Ostras

Translator

 

População e poder público debateram e votaram propostas para Conferência Estadual

Rio das Ostras realizou nesta quarta-feira, dia 23, a 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. O evento reuniu centenas de pessoas, na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, que debateram propostas para garantir o enfrentamento à violência e os direitos das mulheres, entre outras causas relacionadas. Participaram do encontro o prefeito Carlos Augusto Balthazar, secretários e demais gestores municipais, vereadores, representantes da sociedade civil organizada, do Governo do Estado e população.

Durante o evento, o prefeito do Município lembrou que o desenvolvimento das políticas públicas em Rio das Ostras é fruto do relacionamento que vem sendo construído com os governos do Estado e Federal. “Recebo toda semana políticos dos mais diversos partidos. Nossa cidade está no caminho de um resgate para que retornemos à lista das primeiras cidades em qualidade de vida. Na semana que vem vamos inaugurar o ‘Segurança Presente’, que vai dobrar praticamente o efetivo da Polícia Militar”, revelou o prefeito, relacionando o aumento da segurança pública como importante para proteção às mulheres.

Além de debater seis eixos de trabalho e assistir a uma palestra, os participantes apontaram diretrizes relativas às áreas de assistência social, saúde, política, entre outras, voltadas para o público feminino. O evento também definiu as propostas que serão levadas à Conferência Estadual.

O secretário de Assistência Social, Carlos Correia, agradeceu o apoio do prefeito no cuidado e atenção às políticas para as mulheres e falou sobre avanços.  “Nós queremos construir o melhor para Rio das Ostras. Será tudo no seu tempo, mas vamos avançar”, garantiu.

Já a coordenadora da Proteção Social Especial, Clecia Andrade, enfatizou que o enfrentamento à violência é a principal luta, porém existe uma gama de causas que também precisam ser debatidas e enfrentadas. “Estamos lutando por políticas públicas, mas para isso precisamos estar vivas. Todos precisamos assumir responsabilidade com a luta pelas mulheres. Estou muito orgulhosa com o número de 470 inscritos nessa conferência. Essa é a terceira conferência que realizamos neste ano e é a de maior público”, agradeceu a coordenadora, que presidiu o evento.

PRESENÇAS – Estavam presentes a secretária de Gestão Pública, Márcia Almeida, a coordenadora da Proteção Social Básica, Daniele Bezerra, a  promotora de Justiça da Primeira Promotoria de Violência Doméstica no Ministério Público de Rio das Ostras, Taisi Ostini, a defensora Pública da Comarca de Rio das Ostras, Raquel Lopes, o Delegado da 128ª Delegacia de Polícia, Adriano Leão, a presidente da Diretoria de Mulheres da 52a Subseção da OAB de Rio das Ostras e Ouvidoria da Mulher, Esmeralda Paes Maciel Lima, a conselheira do Conselho dos Direitos das Mulheres (Cedim), Odiceia Carvalho, a secretária de Assistência Social de Casimiro de Abreu, Priscila Bonifácio, a coordenadora da Embratur, Fátima Pacheco, a responsável pela Patrulha Maria da Penha, Tamires Miranda, e a representante da sociedade civil, Cátia  Abreu, além de vereadores do Município, representantes locais de partidos políticos, conselhos municipais, associações de moradores, associações religiosas, entre outras entidades.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.