Conferência de Saúde Rio das Ostras teve ampla participação popular
Propostas para melhorias no setor foram decididas durante evento com participação da comunidade, profissionais e gestores
Enfermeiros, assistentes sociais, médicos, psicólogos, técnicos em enfermagem e profissionais de várias categorias se uniram à comunidade e aos gestores, entre os dias 1º e 3 de julho, para a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Rio das Ostras. O objetivo foi, a partir do tema “Acolhimento e Humanização para o Crescimento da Promoção, Prevenção e Recuperação na Saúde”, debater e propor metas para a saúde pública para serem cumpridas dentro dos próximos dois anos.
Na ocasião também foi eleita a nova grade do Conselho Municipal de Saúde. O evento contou com a participação de diversas entidades filantrópicas e autoridades municipais.
Na sessão solene de abertura, dia 1º, o prefeito Carlos Augusto falou da qualidade e do empenho dos servidores da Secretaria de Saúde para oferecer serviços de alto nível à população. Lembrou do rápido crescimento e do quanto a cidade evoluiu na área da Saúde. “Lembro da primeira conferência em que a população pedia a garantia de que os royalties seriam investidos em água e esgoto. Tenho muita satisfação em saber que contribuí para que isso hoje fosse realidade”, contou o prefeito.
Ainda na abertura, a Assessora da Área de Humanização da Secretaria Estadual de Saúde, Mônica Guedes, explicou que a Humanização envolve o acolhimento, acesso a serviços de qualidade e resolutividade. “Vejo que Rio das Ostras já está nesse caminho”, concluiu.
O ex-presidente do Conselho das Secretarias Municipais do Rio de Janeiro, Antonio Carlos Oliveira Junior, mostrou, em números a surpreendente evolução da Saúde na cidade. “Rio das Ostras partiu praticamente do zero e, em pouco mais de cinco anos, tem uma rede de Saúde completa, com estrutura de grandes centros”, disse.
PROPOSTAS – Entre as muitas propostas definidas para os próximos dois anos estão a criação de um Centro de Referências e Especialidades Médicas; a implantação do atendimento de hidroterapia, e a inclusão do cargo de musicoterapeuta. Sobre essa proposta, o prefeito Carlos Augusto, sugeriu que, enquanto esta não se consolida, a equipe da Secretaria poderá atuar em parceria com a Fundação Rio das Ostras de Cultura.
“Estou feliz por ver o nível intelectual dos participantes dessa Conferência. Vamos lutar para cumprir essas todas as propostas estabelecidas”, disse o secretário Sérgio Manhães.
De acordo com dados da Secretaria, 65% das propostas elencadas na 8ª Conferência foram cumpridas em menos de dois anos.
O médico e professor Carmelindo Maliska falou sobre a importância do olhar humanístico do profissional de saúde para com o enfermo, para praticar o atendimento humanizado.
“É isso que acreditamos e exercitamos na gestão municipal de saúde”, completou a subsecretária Rosimeri Azevedo.
Os temas centrais foram Saúde do Servidor, Atenção Básica de Saúde, Saúde Mental e Reabilitação, que nortearam os Grupos de Trabalho para elencar as propostas para a plenária da Conferência, no domingo.
O prefeito Carlos Augusto fez o encerramento da 9ª Conferência, destacando o comprometimento dos servidores.
PRESENÇAS – Além do prefeito, participaram da Conferência, o vice-prefeito Wilton Broder, presidente da Câmara Municipal Carlos Afonso, e dos vereadores Orlando Ferreira Neto e Alcemir Jóia, secretários de governo, além de representantes da sociedade civil organizada.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo