Coleta diária e destinação segura do lixo garantem limpeza

Município é um dos poucos do Brasil com recolhimento permanente de resíduos nas áreas urbana e rural

 A Prefeitura de Rio das Ostras mantém uma ação abrangente de limpeza das áreas urbana e rural em todo o município. Diariamente, quase 70 toneladas de lixo domiciliar são recolhidas na cidade. Além disso, Rio das Ostras conta com a coleta gratuita de entulhos, galhadas e grandes objetos. Na alta temporada, esse trabalho é intensificado para atender ao aumento de demanda.

Para recolhimento do lixo das residências, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca conta com 11 caminhões compactadores, operando em 11 rotas pela cidade. São quase 90 funcionários atuando nesse trabalho. De segunda a sábado a coleta acontece em várias áreas do município e no domingo, concentra-se nos locais de maior movimento, como o entorno da Rodovia Amaral Peixoto e nas orlas.

A riostrense Sônia Maria Moreira Jorge, de 49 anos, elogiou o trabalho de limpeza da Prefeitura.

"Acho a cidade muito limpa. O caminhão do lixo passa todo o dia. O trabalho é muito bom", disse Sônia Maria.

A moradora de Nova Cidade Domiguimar Ramos também acha que a ação de limpeza na cidade é diferenciada.

"Comparada a outros lugares, a limpeza em Rio das Ostras é com certeza muito melhor", disse a moradora.

Além do lixo domiciliar, a Prefeitura se encarrega também de recolher os resíduos hospitalares – inclusive dos consultórios particulares. Diariamente, acontece a coleta no Hospital Municipal e no Pronto-Socorro, garantindo o destino seguro desse material.

A coleta também é gratuita para materiais como galhadas, entulhos e pneus. Os galhos são recolhidos por quatro caminhões e encaminhados à Unidade de Produção de Compostagem para se transformar em adubo. São mais três máquinas e cinco caminhões para coleta de entulhos e outros dois, se encarregam da coleta de "bagulhos".

Para evitar o acúmulo desse material nas ruas, a Prefeitura conta com o apoio dos moradores. Quem precisar, deve solicitar o recolhimento à Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 2760-0005.

Destino seguro – A Prefeitura também se preocupa em garantir o destino correto desse material. Para isso, mantém um amplo trabalho de reciclagem, desde o lixo domiciliar, com o projeto da Coleta Seletiva Solidária, que inclui a coleta, separação e encaminhamento dos resíduos nas escolas municipais, até o recolhimento de pneus. Desde 2006, já foram mais de 70 mil pneus dirigidos à reciclagem. O lixo de todo o município é encaminhado ao Aterro Sanitário, área preparada para receber os resíduos, sem risco ao meio ambiente e à saúde pública.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.