Circuito de Trânsito ensina alunos de Rio das Ostras a se locomover com segurança

Atividade encerrou mês de Educação para o Trânsito e reproduziu sinalização das ruas

Encerrando o mês de conscientização sobre o trânsito, alunos da Rede Municipal de Rio das Ostras participaram de uma ação educativa ao longo desta semana. O Circuito de Trânsito, que foi montado no Centro Esportivo Chico Leite, ensinou os estudantes a se locomover com segurança como condutores de veículos e pedestres. 

O Circuito integra o Projeto Sou + Bike, de Educação para o Trânsito, e é uma parceria das secretarias de Educação, de Segurança Pública e de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana. Em suas duas edições, realizadas em abril e outubro, o Circuito envolveu cerca de 1,2 mil alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Durante os meses de setembro e outubro, a Educação para o Trânsito intensificou o trabalho permanente de conscientização, promovendo palestras e mobilizando as unidades de ensino. Encerrando essas ações foi realizada nova edição do Circuito de Trânsito.

Ruas com sinalização, curvas, cruzamento, semáforo e faixa de pedestres foram reproduzidas no Circuito de Trânsito. As crianças aprenderam o significado de alguns sinais e em seguida puderam simular de forma lúdica situações vividas no trânsito da Cidade.

Para a professora Dayana Andrade, que leciona para uma turma do Pré-Escolar II da Escola Municipal Alzir David Pereira, o Circuito de Trânsito marcou a culminância dos trabalhos realizados. “Falamos sobre as regras e leis do trânsito e realizamos atividades lúdicas. Foi interessante perceber hoje, participando do Circuito, que eles aprenderam o que ensinamos”, comemora.

A aluna Ana Vitória Oliveira, de 6 anos, gostou de brincar de motorista nos carrinhos de papelão do Circuito. Ela aprendeu, de forma divertida, que dirigir é ação séria. “Precisa ter cuidado e parar no sinal vermelho”, enfatiza.

Para Alice dos Santos, de 5 anos, atuar como pedestre foi um importante aprendizado. “Temos que olhar para os dois lados e só atravessar quando o sinal estiver verde para a gente e vermelho para os carros”, explica.

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.