Circuito Audax está de volta a Rio das Ostras

Prova internacional de ciclismo de caráter não competitivo será disputada neste domingo

Os amantes do ciclismo já podem preparar suas magrelas, camelos, bikes, ou seja lá como for que chamam suas bicicletas. O circuito Audax, evento ciclístico reconhecido mundialmente, está de volta a Rio das Ostras. Neste domingo, 16, será realizada a primeira prova, de 200 km, que vai de Rio das Ostras a Quissamã, com largada prevista para as 7h, em Costazul. Esta é a etapa inaugural do calendário de provas de longa duração. Quem preferir percursos menores pode encarar os desafios de 60 e 100 km. Rio das Ostras receberá outras três etapas do Audax Rio, a próxima, de 300 km, acontece dia 2 de agosto.
O Audax é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, com organização da Pedal 2, apoio da BikeRO e do Rio das Ostras Convention Bureau, e supervisão da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro – Fecierj.
O secretário de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge, destacou a prova como uma das iniciativas do Município em prol do ciclismo. “O objetivo do Projeto Rio das Ostras Cidade Bike é fazer com que toda a cidade pedale. E o Audax se insere perfeitamente nessa ideia porque é um evento não-competitivo”.
CIDADE BIKE – O Audax faz parte das iniciativas do projeto Rio das Ostras Cidade Bike, cujo objetivo é estimular o ciclismo como prática, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, além de promover a sustentabilidade e a mobilidade urbana. O projeto visa também incluir Rio das Ostras como zona de aclimatação olímpica para delegações estrangeiras para os Jogos do Rio 2016.
PREPARAÇÃO – Em 2014, o Audax servirá como preparação para a prova Paris – Brest – Paris, de 1200 km, que acontece no ano que vem. Este ano, acontece pela primeira vez no Brasil uma prova de 1.000 km do Audax, que será realizada no Rio Grande do Sul, o Giro do Chimarrão. “É uma prova nova que vai dar uma boa noção do que é a prova Paris – Brest – Paris. É altamente recomendável que quem tenha interesse em realizar a prova francesa participe do Giro do Chimarrão”, explica o organizador da Pedal 2, Thiago Gomes.
Podem participar do Audax bicicletas do tipo speed, mountain bike, downhill, reclinadas, tandem, fixas, dobráveis e triciclos de propulsão exclusivamente humana. Para encarar o desafio, todos os inscritos devem apresentar atestado médico específico para a prova de esforço de longa duração. As inscrições estão abertas no site da prova (www.rio.audax.org.br) e podem ser feitas até o dia 14 de março.

CALENDÁRIO DE PROVAS
16/03 – Audax 200 – Rio das Ostras
13/04 – Audax 200 – Niterói x Saquarema
18/04 – Fleche – Prova de equipe
04/05 – Audax 200 – Volta Redonda x Resende
20/07 – Audax 200 Urbano – Rio de Janeiro
02/08 – Audax 300 – Rio das Ostras
23/08 – Audax 400 – Rio das Ostras
26/09 – Audax 600 – Rio das Ostras

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.