Ciranda dos Escritores de Rio das Ostras acontece nesta sexta, 30, na Casa de Cultura

A Fundação Rio das Ostras de Cultura, em parceria com a Casa de Leitura Casimiro de Abreu (Ponto de Leitura cadastrado no PNLL – Plano Nacional do Livro e Leitura), realiza nesta sexta-feira, dia 30, a partir de 9 horas, a primeira edição do Programa Ciranda de Escritores.

Contação de histórias, oficinas, encontro com escritores, apresentação do Coral Vozes do Leripe, da Rede Municipal de Ensino, e sarau são algumas das atrações do evento que acontece na Casa de Cultura Bento Costa Júnior, no Centro.

O evento nasceu de uma comunhão de ideias de Adriana Izidoro, coordenadora do “Leitura Viva”, um dos projetos desenvolvidos pela Casa da Leitura Casimiro de Abreu em Rio das Ostras, e do escritor Marco Provazzi. Integrante do Grupo de Autores Literários da Região dos Lagos e Costa do Sol, Provazzi apresenta na sexta-feira, às 18h, a Ciranda de Escritores, iniciativa que recebeu a adesão da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

Um movimento natural e legítimo dos autores literários do Município e da região, no sentido de conquistar espaços públicos e obter o apoio necessário para a divulgação de seus trabalhos. Essa é a proposta da Ciranda de Escritores que, em sua primeira edição, tem como meta incentivar a imaginação do público infantil e estimular a leitura em todas as idades.

Segundo os organizadores, a “Ciranda”, enquanto um movimento circular e dinâmico, busca alcançar o maior número de participantes, tendo como local de origem, ou ponto de partida, a cidade de Rio das Ostras. A meta é seguir com a proposta itinerante do Ponto de Leitura para outros municípios da região.

Para Adriana Izidoro, coordenadora do Leitura Viva, essa é uma oportunidade ímpar de reunir autores e leitores em um mesmo espaço para um dia inteiro de atividades, incluindo teatro de fantoche, debates, sarau, ciranda com biodança e poesia, sempre com a participação de músicos e artistas da cidade. “Vamos falar sobre educação ambiental como uma visão sistêmica da vida, o papel do professor na educação de jovens e adultos, além de abordar outros temas com atividades para todos os públicos. O Ponto de Leitura irá criar um Cantinho da Leitura bem aconchegante para receber as crianças que estarão nos prestigiando”, declara Adriana.

A Ciranda de Escritores tem programação até às 20 horas, quando terá início o Sarau com apresentação de músicos locais e poetas da região. A entrada é franca. O endereço da Casa de Cultura Bento Costa Júnior é Rua Dr. Bento Costa Jr., 70, Centro, em frente à Praça São Pedro. Acompanhe a programação completa no site www.riodasostras.rj.gov.br.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.