Ciência Móvel leva experimentos e atividades lúdicas a Rio das Ostras

Museu itinerante volta ao município a convite da Prefeitura

Jogos, atividades lúdicas, exposições e vídeos educativos prometem transformar os estudantes riostrenses em "cientistas amadores".

 

Todas essas atividades vão estar reunidas no Ciência Móvel, que volta a cidade entre quinta-feira e sábado, dias 14, 15 e 16, das 8h30 às 17h, a convite do Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura de Rio das Ostras. O evento, que vai ocupar o antigo Camping Clube de Costazul, possibilita que matérias como física, química e biologia se tornem mais interessantes.

Como o próprio nome sugere, o Ciência Móvel vem percorrendo várias cidades. O caminhão transporta os módulos interativos, que são montados em seu entorno, enquanto a carroceria se transforma em auditório multimídia. Durante os dias do evento, os visitantes poderão construir células e tecidos, observar ao microscópio os organismos presentes em um gota d'água, converter energia cinética em luminosa, pedalando uma bicicleta acoplada a um dínamo, entre outras atividades.

Desenvolvido pelo Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz), o Ciência Móvel reúne também oficinas, contadores de histórias e palestras. Outra atração é o planetário inflável, que simula o céu a cada estação e aborda temas básicos da astronomia como conceito de constelação, distribuição das estrelas e características de alguns planetas.

No sábado, dia 16, das 8h30 às 12h, estão agendadas as seguintes oficinas para professores do Ensino Fundamental e Médio: Literatura e Ciência e Montando um Clube de Ciências. O antigo Camping Clube fica na Avenida Heleno Nunes, s/nº, em Costazul.

Os interessados em participar do evento devem entrar em contato com os coordenadores do Núcleo de Educação Ambiental, que reúne representantes das secretarias de Educação e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, pelo telefone (22) 2771-3937 para agendar a visitação.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.