Cidades da Região se reúnem em Rio das Ostras para debater conselhos escolares

Objetivo do evento com participação de municípios da Baixada Litorânea é fortalecer os conselhos e promover o diálogo 

Rio das Ostras sediou o I Encontro Regional dos Conselhos Escolares da Baixada Litorânea, reunindo representantes da Cidade e de outros sete municípios: Araruama, Armação de Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Silva Jardim. O encontro, realizado na Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira, 25, tem o objetivo de promover o diálogo e fortalecer os conselhos como forma de desenvolver a prática educacional democrática e de qualidade.

A secretária de Educação de Rio das Ostras, Andrea Machado, destacou a importância dos educadores e dos pais e responsáveis pelos alunos se unirem para juntos construírem a escola com a qual sonham. “Temos consciência que o caminho é difícil, mas podemos percorrê-lo juntos e assim encontrar as melhores soluções para os nossos desafios”, afirmou.

 

Um dos participantes do encontro, o professor e secretário de Educação de São Pedro da Aldeia, Evaldo Bittencourt, enfatizou que a educação brasileira melhorou muito, mas que ainda precisa avançar em alguns pontos. “Como educador, entendo a importância do fortalecimento das escolas junto a sociedade civil”, finalizou.  

 

PALESTRAS – Com o objetivo de promover e ampliar conhecimentos, o evento contou com palestras sobre criação e implementação dos conselhos, incluindo a apresentação de experiências bem-sucedidas, a formação continuada e os desafios enfrentados pelos conselheiros. Os temas foram abordados, respectivamente, por Silma Cléris, coordenadora estadual do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Rio de Janeiro; Délcio José de Araújo, articulador do Curso para Conselhos Escolares da Baixadas Litorânea; e Walter Pinheiro, representante do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. O encontro teve o apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério de Educação.

 

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social

Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.