Cidade do Jazz vira ponto turístico de Rio das Ostras
Com novo cenário e estrutura, espaço criado para o Festival de Jazz e Blues virou área de lazer de moradores e turistas
A “Cidade do Jazz, montada para abrigar o palco principal do 11º Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, ganhou vida própria. Isso porque, neste ano, a Prefeitura criou cenários inéditos para o local e uma nova estrutura, com piso especial e locais de orientação para os visitantes. Como resultado, o lugar virou o novo ponto turístico da cidade; área de lazer de moradores e turistas mesmo fora dos horários de shows.
É irresistível passar pela porta da Cidade do Jazz e não dar ao menos uma espiada. E quem resolve passear na Área de Eventos de Costazul, não deixa de registrar a beleza do espaço.
Logo na entrada, o público se encanta com a cidade cenográfica montada, ao estilo de Nova Orleans, berço do jazz e do blues, nos Estados Unidos. À noite, as luzes dão ao lugar um visual de cinema. Ao lado da porta principal, foi instalado um estande para doação de livros, que recebeu decoração temática, com jeito de biblioteca.
O posto de informações turísticas mostra, nas paredes, cenas da cidade em preto e branco, num estilo belo e histórico. Lá o visitante recebe toda a orientação de que necessita, da equipe da Secretaria de Turismo. A organização foi além e instalou um painel luminoso, com um mapa da Cidade do Jazz. Uma simpática pracinha, montada especialmente para que os visitantes registrem sua passagem pelo lugar e já tradicional decoração da Casa do Jazz, com direito a um saxofone gigante, completam o clima da cidade temática.
Outra novidade que agradou o público foi o piso. Este ano, a Prefeitura instalou uma cobertura no terreno, de material reciclável, apresentada na Rio +20. O novo piso permite aos visitantes conforto ao circular pela área, acessibilidade a cadeirantes e aos pais com carrinhos de bebê. À tarde, fora do horário das apresentações musicais, era possível ver até crianças passeando de bicicleta e brincando no lugar.
O casal de Italianos Maria Trolezeti e Elio Baldisserri passeava na Cidade do Jazz, encantado com a organização do lugar. Eles escolheram Rio das Ostras para morar há três meses, depois de fazer uma pesquisa pela internet e descobrir as belas praias riostrenses.
“Nós queríamos uma cidade bonita, aconchegante, de clima quente e de praias belíssimas. E principalmente que não sofresse com os desastres naturais. Viemos a Rio das Ostras e encontramos tudo isso e um povo simpático e educado. Não pensamos duas vezes. Estamos morando aqui há três meses e agora fomos premiados com este festival maravilhoso” destacou casal.
Quem também adorou a Cidade do Jazz, foi Carmem Valverde, de Teresópolis, que aproveitou à tarde para passear ao lado dos pais Joanita e José Antônio e fotografar a visita no espaço.
O maranhense Nonato Costa Mattos, que depois de ouvir vários elogios do Festival de Jazz e Blues local, resolveu conferir e se encantou. Ele estava acompanhado do primo José de Mattos, que reside no município há décadas e nunca perdeu uma edição do evento. O irlandês Ronan e a esposa a brasileira Ana Carolina também aprovaram a nova cara da Cidade do Jazz, na Área de Eventos.
NOVA EDIÇÃO – A super estrutura do evento foi mais um incentivo para os visitantes retornarem à cidade para o próximo festival. As pessoas deixam o espaço prometendo voltar, no período de 18 a 22 de junho de 2014, quando acontece o 12º Rio das Ostras Jazz & Blues Festival.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo