Cidadão Kane, filme que mudou história do cinema, vai ser exibido em Rio das Ostras
Sessão gratuita do longa, que narra a história de ascensão de um mito da imprensa americana, será às 19h deste sábado, dia 8
“Cidadão Kane”, de 1941, é considerado pelos críticos como o filme que mudou a história do cinema.
O longa conta a história de Charles Foster Kane, menino pobre que acaba se tornando um dos homens mais ricos do mundo, e supostamente é baseado na vida do magnata do jornalismo William Randolph. O clássico terá exibição neste sábado, 8, a partir das 20h, pelo projeto Fã Cine, na sala de exibição da Fundação Rio das Ostras de Cultura.
Dirigido por Orson Welles, que também interpreta o Cidadão Kane, o filme ganhou o Oscar de Melhor Roteiro e foi indicado a mais cinco estatuetas em 1942. No longa, Welles mostra a sua genialidade criando uma lente especial que dá impressão de profundidade do foco. Além disto, o uso de câmara baixa ou alta acentua a grandeza ou insignificância das personagens. O resultado é que Kane, mostrado de baixo para cima, aparece poderoso e amedrontador.
SINOPSE – Após a morte de Charles Foster Kane, o “Cidadão Kane”, a imprensa passa a publicar matérias sensacionalistas sobre esse magnata do jornalismo. O repórter Jerry Thompson (William Alland) é enviado por seu chefe para investigar a vida de Kane, a fim de descobrir o significado de sua última palavra (Rosebud). Entrevistando pessoas ligadas ao passado de Kane, o repórter mergulha na trajetória de um homem solitário que busca, por meio da aquisição de bens, a adoração das pessoas.
SERVIÇO
Fã Cine – Cidadão Kane
Local: Sala de Exibição da Fundação Rio das Ostras de Cultira
Avenida Cristóvão Barcelos, s/nº, Centro
Data: Sábado, 8/8
Horário: 19h
Entrada franca
FONTE:
Departamento de Jornalismo