Chuvas fortes não deixam desabrigados em Rio das Ostras
Para evitar alagamentos a Secretaria de Serviços Públicos vem intensificando o trabalho de limpeza dos rios e canais
Graças ao trabalho preventivo realizado pela Prefeitura de Rio das Ostras, as forte chuvas que caíram no município nas últimas 48 horas, cerca de 70 milímetros e o equivalente há 20 dias de chuvas, não deixaram nenhum cidadão desabrigado ou desalojado, mesmo tendo problemas de alagamento em alguns pontos da cidade. Os dados são do coordenador da Defesa Civil do Município Werther Albuquerque.
De acordo com o secretário de Limpeza Pública, Nilton Teixeira, o município vem fazendo, durante todo o ano, o trabalho de limpeza dos canais e rios, assim como das redes de drenagem e sua desobstrução. “O trabalho aqui em Rio das Ostras é preventivo e contínuo, para que, considerando que no período de chuvas que geralmente acontecem de novembro a março, a situação da rede esteja desobstruída para absorver todo este volume de água pluvial”, informou.
O Secretário destacou também que a chuva que caiu no sábado e durante todo o dia de domingo foi muito intensa, o equivalente há 20 dias. Para melhor atender à população, várias equipes estão trabalhando para desobstruir os bueiros. Outro agravante é que a maré está alta e a água da chuva não tem para onde desaguar. Com isso, o canal de Medeiros e o Rio das Ostras ficam no seu limite.
Outro problema que o município enfrenta é em relação ao canal de Medeiros, que após cortar Rio das Ostras, deságua no perímetro de Casimiro de Abreu, onde existe problemas de obstrução. “É uma área que não tem como a água escoar. Nós já oferecemos fazer o trabalho de manutenção, mas até agora não recebemos autorização para fazê-lo”, disse.
A Secretaria de Serviços Públicos coloca à disposição da população os telefones (22) 2771-6422, 2771 6423 e o 2771-6400 para solicitação de atendimento. Já Defesa Civil oferece o número 199, que recebeu só no final de semana cerca de 60 ligações, mas nenhuma de grandes proporções. Segundo o coordenador da Defesa Civil, a previsão é que nas próximas horas o tempo melhore.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social