Centro Integrado de Convivência de Rio das Ostras passa por melhorias
Ação conta com doações e participação da iniciativa privada.
Nesse período de isolamento social imposto pela pandemia do Coronavirus, a Prefeitura de Rio das Ostras otimiza o seu trabalho e traz melhoria para o Centro Integrado de Convivência I (CIC) Dr. Gilberto Sobral Barcellos, em Nova Esperança comum equipe de servidores fazendo a manutenção da unidade. Servidores municipais estão no local fazendo a manutenção que tem o custo zero para a Administração Municipal e também, buscado apoio financeiro da inciativa privada e doações de diversas frentes.
No CIC são atendidos crianças e adolescentes através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS. Quase 150 meninas e meninos terão um local ainda mais agradável, harmonioso e alegre para fazerem suas atividades no contraturno escolar. O local ainda recebe cerca de 35 idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que utilizam a quadra para os exercícios físicos.
Entre as melhorias está a manutenção da quadra, que terá troca do alambrado, pintura e adequações na estrutura para que os usuários e servidores possam fazer suas atividades com mais segurança.
A parte elétrica também está passando por revisões. Agora, a unidade terá a iluminação por lâmpadas de led, doadas pela Receita Federal, que as adquiriu por meio de apreensões e repassou para a Prefeitura. Além de 80% mais econômica que as incandescentes, reduzindo as despesas de energia elétrica aos cofres públicos; as leds têm uma vida útil maior que as incandescentes e ainda são ecologicamente sustentáveis.
Outra novidade será o recebimento de móveis para a nova sala de leitura. Uma mesa de quase três metros de comprimento e dois bancos longos com capacidade para cinco pessoas cada um, já estão sendo montados. A mobília terá custo zero para o Município, já que é feita por madeira reaproveitada e mão de obra de servidores públicos.
Em tempos de pandemia, a equipe pedagógica da Secretaria de Bem-Estar Social está preparando atividades especiais para acolher as crianças e adolescentes, idosos e familiares, tendo como objetivo orientar, integrar e motivar a todos para que possam superar as dificuldades enfrentadas e recomeçar a convivência comunitária com alegria e replanejar o futuro.
ARTE – Quando as crianças e adolescentes voltarem para suas atividades normais, perceberão o espaço mais bonito e cheio de arte. Elaborado pelo artista Fábio Aranha, que usa a técnica aerográfica em suas pinturas, cinco telas irão ambientar o CIC com temas abstratos inspirado no Cubismo. Além disso, duas pinturas nas paredes retratarão temas da comunidade como o hip hop, por exemplo, e símbolos da natureza de Rio das Ostras, como o mar, o sol e a tartaruga.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.