Centro Integrado de Convivência de Rio das Ostras fortalece vínculos entre jovens e suas famílias
Diariamente, crianças e adolescentes participam de oficinas cognitivas, artísticas e esportivas
Em um turno elas se dedicam a escola, no outro participam das atividades esportivas e artísticas e oficinas cognitivas do Centro Integrado de Convivência – CIC. Assim é a rotina de mais de 100 crianças e adolescentes matriculados na Unidade por meio dos projetos Crescer Feliz e Um Bem Maior que convivem com alguma vulnerabilidade social.
Entre as atividades do CIC estão Comunicação e Linguagem, Raciocínio Lógico, Educação Física, Teatro, Dança e Música e Integração. O público também recebe a alimentação balanceada. Além disso, a unidade busca parcerias como é o caso da Universidade Federal Fluminense – UFF, que desenvolve temas diversos como sexualidade e primeiros socorros.
O objetivo do CIC é fortalecer os vínculos entre os jovens e seus familiares. É o que relata Sophia Barbosa, de 10 anos. “É muito legal participar do projeto porque aqui tem várias atividades que me divertem e me ensina a conviver com outras pessoas diferentes de mim. Se eu não estivesse aqui estaria trancada em casa fazendo nada”, contou.
Vitória Kelly também relata uma grande mudança. “Antes eu ficava sozinha quando minha mãe saía para trabalhar. Aqui tenho companhia das tias e outras crianças para brincar e aprender comigo. Eu melhorei muito na escola depois que iniciei no CIC”, disse.
Mãe do João Victor, Aline Alvarenga acredita que as atividades do CIC podem colaborar para diminuir a agitação do filho, que sofre de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. “Sempre tive muito problema com ele por não saber lidar com a situação e estou bastante confiante que por meio das oficinas ele poderá ficar mais tranquilo e melhorar um pouco o transtorno”, contou.
“Os resultados são maravilhosos. Nós temos muitas histórias pra contar de crianças e adolescentes que deixam de se envolver com o tráfico, por exemplo, e que desenvolvem boas habilidades. Tudo por meio das atividades que desenvolvemos. Fazemos encaminhamentos para outras secretarias de acordo com os talentos que encontramos neles. Damos o suporte que a família precisa”, contou a diretora do CIC, Daniele Damasceno.
INSCRIÇÃO – Para participar do Centro Integrado de Convivência, o responsável pela criança ou adolescente deve inscrevê-lo em alguma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social – Cras, onde passará por uma análise da equipe da assistência social.
FONTE: ASCOM – PMRO