Centro de Triagem do Coronavírus de Rio das Ostras registra mais de 100 atendimentos em 10 dias
Unidade foi aberta no dia 30 de março no município
Uma das estratégias de prevenção e combate ao Covid-19 adotadas pelo município de Rio das Ostras foi a abertura do Centro de Triagem do Coronavírus, que está situado no Centro de Saúde Extensão do Bosque. Há pouco mais de uma semana em funcionamento, a unidade registrou 130 atendimentos, com 61 notificações de casos suspeitos, sendo no período do dia 30 de março até esta última quinta-feira, 9 de abril.
Dentre esses casos também houve 13 transferências para atendimento na estrutura de triagem montada anexa ao Pronto-Socorro, que são os casos identificados com síndrome gripal grave.
De acordo com o diretor responsável pelo Centro de Triagem do Coronavírus, Eduardo de Souza Faria, a unidade é de suma importância para a população por ser um local destinado a atendimentos específicos, onde os profissionais da Saúde têm suporte necessário para fazer os primeiros atendimentos, evitando contato entre os pacientes.
“As medidas que estão sendo tomadas no Município são para a proteção da coletividade, abrangendo o enfrentamento emergencial da saúde pública. O Centro de Triagem está preparado para atender os usuários adolescentes, adultos e idosos, seja no acolhimento, triagem ou transferência do paciente se necessário”, ressaltou Eduardo, lembrando que gestantes e crianças com sintomas de febre alta e dificuldade respiratória devem procurar diretamente o Hospital Municipal.
O Centro de Triagem do Coronavírus funciona todos os dias da semana, das 8h às 20h, com uma equipe de recepcionistas, técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos e equipe de higienização. No entanto, a recomendação do isolamento social ainda é fundamental nesse momento, bem como lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70% e, principalmente, evitar as aglomerações.
REFORÇO – Para apoio no trabalho do Centro de Triagem e em cumprimento a solicitação do Ministério da Saúde, a Administração Municipal destinou duas ambulâncias para transporte sanitário e deslocamento de pacientes para o Pronto-Socorro ou para a residência, quando prescrito “isolamento domiciliar” de casos suspeitos.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.