Centro de Saúde de Rio das Ostras comemora 30 anos
Unidade, localizada na Extensão do Bosque, acompanhou os avanços da Saúde no município
Esta semana, uma série de eventos, promovidos pela Secretaria de Saúde, marca o aniversário de 30 anos do Centro de Saúde da Extensão do Bosque, em Rio das Ostras. A população participa de palestras e atividades de orientação sobre saúde da mulher, da criança, imunização, hipertensão, diabetes, entre outros temas. Os eventos acontecem até dia 25, na própria unidade, e lembram ainda a importância do Centro de Saúde na evolução da saúde básica do município.
O Centro de Saúde da Extensão do Bosque completou 30 anos no dia 20 de maio e sua história se confunde com a trajetória da rede municipal, uma vez que essa foi a primeira unidade de saúde básica da cidade.
Inaugurada na década de 80 pelo médico sanitarista Dr. Aldo Villas Boas, o Centro de Saúde da Extensão do Bosque era administrado pela antiga Fundação Serviço Especial de Saúde Pública, do Ministério de Saúde. Em 1996, passou a ser gerida pela Prefeitura.
O atual Centro ainda guarda o seu importante papel na saúde preventiva e curativa da população. Atualmente, é uma das 18 unidades da rede, que contabilizam mais de 675 mil atendimentos ao ano. O Centro de Saúde conta com 132 funcionários e atende, em média, 13 mil usuários por mês.
Liliane Aparecida Perdigão, de 21 anos, é um desses pacientes. No Centro ela já utilizou diversos serviços e agora começa o tratamento dentário.
“Acho muito bom o atendimento aqui. Sempre fui bem acolhida. Sou riostrense e acompanhei toda a evolução da unidade”, conta a moradora de Nova Aliança.
ATENDIMENTOS – Além do atendimento das ações básicas – onde são desenvolvidos programas municipais de saúde – a unidade é referência no município para o atendimento a casos de tuberculose, hanseníase e especialidades como ortopedia, patologia cervical, nutrição, cardiologia, alergologia, homeopatia, endocrinologia, dermatologia, oftalmologia, mastologia, reumatologia, infectologia, cirurgia ortopédica e otorrinolaringologia. Oferece ainda serviço de raio-x e testes do pezinho, da orelhinha e do olhinho. Na área de imunização, o Centro fornece as vacinas do calendário nacional, sendo a referência para BCG, febre amarela e imunobiológicos especiais. É lá também onde funciona o Laboratório Municipal.
Em breve, a unidade vai abrigar o mamógrafo, para realização de exames que, antes, precisavam ser feitos fora da cidade.
Outra novidade é o grupo de apoio aos pais de crianças com diabetes, coordenado pelo Programa de Saúde da Criança. Com reuniões mensais, o grupo acolhe e orienta sobre o tratamento das crianças com a doença e ainda serve como importante troca de experiências entre os pais.
“O grupo te dá força. É uma família. Meu filho já ficou internado e hoje conseguimos, com alimentação controlada e medicamento, que ele tenha qualidade de vida”, diz emocionada Andréa Paula Duarte, que tem um filho de quatro anos com diabetes.
PROGRAMAÇÃO – Até o final da semana, a população pode participar de campanhas de imunização contra a gripe e combate à dengue, na quinta-feira, 24, e na sexta, 25, assistir a palestras, filme e participar de dinâmicas sobre hipertensão e diabetes, com realização do teste de glicemia e verificação de pressão arterial.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo