Centro de Reabilitação qualifica profissionais

Curso orienta sobre postura corporal e equipamentos ideais para tratamento de pacientes com problemas motores

Dia 25 de março, profissionais do Centro de Reabilitação e de outras áreas da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, além de técnicos das secretarias de Educação e Bem-Estar Social, participaram de um curso sobre adequação da postura de pacientes com problemas motores. Os especialistas apresentaram ao grupo os conceitos de postura corporal e equipamentos modernos para proporcionar à pessoa com deficiência, além do efeito terapêutico, integração social, independência e conforto.

A qualificação foi direcionada a fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos, entre outros técnicos de saúde e educação, envolvidos na reabilitação de pacientes com deficiências. Foram palestrantes, o especialista em tecnologia assistiva Manoel Cunha e a terapeuta ocupacional Cassiana Pinto.

O curso, oferecido em parceria com a Ortopedia São José e a empresa Expansão, tratou da avaliação da postura e posicionamento correto do paciente e a prescrição do produto adequado à necessidade de cada um.

“A reabilitação de adultos e crianças com dificuldades posturais, sequelas de lesões neurológicas, acidentados, deficiência mental, entre outras enfermidades, envolve um tratamento multidisciplinar. Os profissionais devem conhecer para orientar a aquisição dos produtos terapêuticos ideais conforme a necessidade do paciente”, explica Lélia Nogueira, diretora do Centro de Reabilitação.

Centro de Reabilitação – A unidade atua na reabilitação de idosos, adultos e crianças, o que inclui visitas domiciliares aos acamados, pelo Programa de Atendimento Domiciliar Terapêutico – Padote. O Centro também atende a pacientes com transtornos mentais de todas as faixas etárias, incluindo dependentes de álcool e drogas. A demanda é intensa e a unidade até fevereiro de 2009 já realizou mais de 9 mil atendimentos.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.