Centro de Inclusão Social de Rio das Ostras comemora aniversário com apresentações culturais
Evento contou com a participação de dezenas de inscritos e apresentações de dança
O Centro de Inclusão Social e Profissional de Rio das Ostras (Cispro) comemorou dois anos de atividades nesta quinta-feira, 3, quando é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
A unidade, que funciona no Centro da Cidadania, no Âncora, encaminha pessoas com deficiência para empresas instaladas no Município. O aniversário contou com a participação de dezenas de inscritos e apresentações de dança.
Atualmente o Cispro tem 85 pessoas cadastradas e 55 já encaminhadas para entrevistas. O Centro mantém parceria com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Social e com o Banco de Empregos da Prefeitura, mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
“Inauguramos um trabalho inovador na região, enfrentando inúmeras dificuldades. Hoje, o Cispro é reconhecido em Rio das Ostras e pelo governo federal. É referência para as empresas que precisam cumprir a Lei de Cotas, que obriga as organizações com mais de 100 funcionários a contratar pessoas com deficiência”, destaca a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronei Leite.
De acordo com a secretária, além de encaminhar para o mercado de trabalho, a equipe do Cispro promove a qualificação profissional dos inscritos no Centro. “Precisamos sistematizar as parcerias com instituições que promovem a capacitação para o mundo do trabalho. Hoje disponibilizamos cursos em parceria com setores da Administração Municipal e com entidades que promovem a capacitação profissional, como o Senai”, completa Eronei Leite.
Para a pedagoga Sonia Maria Sá Freire, coordenadora do Centro, a unidade avançou muito nos dois últimos anos. “Cadastramos jovens com mais de 16 anos. Já fizemos o levantamento do número de alunos portadores de deficiência matriculados nas escolas, por nível de escolaridade e faixa etária, para atendimento nas áreas de empregabilidade e aprendizagem industrial”, explicou.
APRESENTAÇÕES CULTURAIS – Durante as comemorações pelo aniversário do Cispro, o público pôde conferir a apresentação das crianças Maria Clara Mota e Gabriel Ferreira, que encantaram os presentes com sua coreografia.
Gabriel, que é cego, contou com a ajuda da professora Túlia Cristina de Assunção Fernandes para preparar sua coreografia. “Trouxe meus alunos da Escola Municipal Acerbal Pinto Malheiros para comemorar esta data tão especial. O Cispro permite que os estudantes deficientes tenham um campo de trabalho. É realmente inovador”, enfatizou a docente.
Em 2013 Túlia Fernandes conquistou o primeiro lugar do Prêmio Rio das Ostras de Incentivo à Pesquisa (Proinpe), promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com o trabalho “Materiais Adaptados para Deficientes Visuais”, a professora mostrou que é possível construir material de ensino para a inclusão de alunos com deficiência visual. “O projeto oferece maior oportunidade de aprendizagem para esses estudantes. Queremos que conquistem mais autonomia e realmente se socializem com outras crianças no ambiente de trabalho”, explicou Túlia Fernandes.
INTERESSADOS – Os empresários interessados em contratar pessoas com deficiência podem contatar o Centro de Inclusão Social e Profissional de Rio das Ostras de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
O Cispro fica no Centro de Cidadania, sala 4, na Rua das Casuarinas, número 595, no Âncora.
FONTE:
Departamento de Jornalismo