Centro de Hidratação começa a funcionar em Rio das Ostras

Secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, visita o município e elogia instalações

O município de Rio das Ostras já conta com um centro de hidratação de dengue. O espaço, com 10 leitos e capacidade para atender até cem pacientes por dia foi aberto nesta quarta, dia 23, com a visita do secretário de Estado de Saúde Sérgio Côrtes, que foi recepcionado pelo prefeito Sabino e pelo secretário de Saúde do município Gilson Viana.

O Centro de Hidratação funciona anexo ao Pronto-Socorro, que fica na Rua Laércio Lúcio de Carvalho, nº 1075, no Parque Zabulão. Os pacientes com suspeita de dengue são encaminhados para a equipe de saúde composta por médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem, sempre atuando em regime de 24 horas. Rio das Ostras já contabiliza cerca de 400 casos suspeitos da doença, e isso tem feito com que as autoridades de saúde atuem cada vez mais preventivamente, tanto que o espaço para hidratação deverá ser ampliado até o Carnaval.
O Secretário Sérgio Côrtes chegou pela manhã e avaliou a estrutura montada pela Administração Municipal, lembrando que é preciso trabalhar para diminuir o risco de mortes por causa da dengue. “Na minha avaliação, esse centro de hidratação montado aqui em Rio das Ostras serve de exemplo para outros municípios. Vou até aconselhar outros prefeitos a conhecerem essas instalações, que realmente salvam vidas. O número de casos diminui na medida em que o tratamento é eficaz”, comentou.
Durante todo o tempo da visita, o prefeito Sabino esteve junto ao secretário Sérgio Côrtes, sempre destacando o papel do município na luta contra o mosquito da dengue. “Tendo em vista a proximidade do Carnaval, vamos ampliar as instalações para hidratação e assim atender melhor ainda a população. Retomamos as equipes e os carros fumacês. Também adquirimos inseticida para combater o mosquito. Tudo isso, tem representado uma vitória para nós, uma vez que este ano não temos óbito por conta da dengue em Rio das Ostras”.
A preocupação constante em combater a dengue é compartilhada pelo secretário de Saúde de Rio das Ostras, Gilson Viana. “Já temos quase 400 casos suspeitos de dengue e, por conta disso, o centro de hidratação é tão importante. A prefeitura está fazendo a parte dela, mas a população precisa atuar também de forma preventiva no combate à dengue”. A mensagem foi reforçada pelo prefeito Sabino: “Queremos mais uma vez convocar a população para que faça a sua parte e nos ajude a combater a dengue”.
Também marcaram presença na solenidade, o vice-prefeito Gelson Apicelo e o presidente da Câmara de Rio das Ostras Alzenir Pereira Mello.
HIDRATAÇÃO – A Secretaria Estadual de Saúde divulgou nesta terça-feira, dia 22, o balanço da 3ª semana epidemiológica de 2013 (de 1º a 19 de janeiro), mostrando que o número de casos notificados aumentou de 652 para 3.038 casos suspeitos de dengue em todo Estado do Rio de Janeiro. A boa notícia é que nenhum óbito foi registrado nesse período. Diante de sintomas como febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, é fundamental procurar orientação médica e, se for o caso, iniciar o processo de hidratação, importante porque o paciente com dengue desidrata rapidamente.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.