Centenas de pessoas participam do 1º Simpósio sobre os benefícios da atividade física para a qualidade de vida

Participantes de diversos projetos esportivos da Prefeitura de Rio das Ostras prestigiaram o 1º Simpósio sobre a importância da atividade física para a qualidade de vida.

O objetivo do encontro foi difundir os benefícios do acompanhamento profissional multidisciplinar para a orientação das atividades físicas corretas. O evento, realizado no Centro Esportivo Francisco Leite, no Village, na última quinta, 27/6, reuniu centenas de pessoas e teve a apresentação de profissionais de educação física, fisioterapeutas, nutricionistas e médicos.

O secretário de Esporte e Lazer, Alberto Jorge, anunciou que serão realizados mais eventos durante o ano com a finalidade de disseminar os benefícios da atividade física para a saúde. “O foco de trabalho de nossa Secretaria são as crianças e os idosos, que mais precisam dos serviços públicos. É um grande desafio, por isso, é fundamental ouvir profissionais qualificados para que a população tire maior proveito da atividade física. Por exemplo, com a implantação do Departamento de Avaliação Física, todas as pessoas inscritas nos projetos da Secretaria de Esporte e Lazer passam por avaliação. Já conseguimos identificar diversos problemas de saúde como formação óssea, foco dentário, pressão alta. Estamos, com isso, antevendo problemas que poderiam se tornar sérios”, observou.
Uma das palestrantes, a médica pediatra e secretária de Saúde do Município, Ana Cristina Guerrieri, destacou a necessidade de atividade física para prevenir doenças em crianças. “Esporte é importante para que as crianças não adoeçam tão cedo. Há alguns anos, estamos percebendo o aumento no número de crianças com diabetes, por exemplo. Isso se deve a falta de alimentação adequada e de atividade física regular”, observou.
Já o organizador do Simpósio, Juarez Cardoso, destacou outros benefícios. “Quem faz atividade física é mais feliz. Os benefícios vão desde a melhora da capacidade cardiorrespiratória e cardiovascular, passando pela autoestima”, destacou.
O 1º Simpósio “A importância da Atividade Física para a Qualidade de Vida” foi realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer. Além dos profissionais citados, participaram do evento os professores Luiz Felipe Rangel (avaliação morfo-funcional), Elisaldo Cordeiro (fisiologia), Leandro de Aquino (fisiologia), Paloma Castro (fisioteraspeuta), Bruno Gomes (atividade física e interação social), Elaine Santos (avaliação física), Narciso Dias (treinamento esportivo), da fisioterapeuta Elza Gomes e da médica Jane Teixeira (geriatria).

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.