Casa do Sorriso já recebeu 600 pessoas em situação de rua
Unidade mantida pela Secretaria de Assistência Social de Rio das Ostras oferece camas, lençóis, cobertas, banhos quentes e refeições
Dia 19 de agosto é o Dia de Luta da Pessoa em Situação de Rua. Rio das Ostras é referência em ações voltadas para cidadãos este público. Inaugurada em abril de 2019, a Casa do Sorriso, administrada pela Secretaria de Assistência Social, vem atendendo pessoas em situação de rua oferecendo pernoites para que possam dormir longe do frio ou do calor excessivo, em camas e com roupas de camas limpas. Até o momento, 617 pessoas foram acolhidas.
A Unidade oferece, em parceria com os voluntários, lanche, jantar e café da manhã, além de disponibilizar um ambiente organizado e acolhedor com kits individuais de roupas de cama e higiene, banheiros e lavanderia. Também são realizados atendimentos e encaminhamentos para a Rede Socioassistencial, Rodas de Conversas e orientações pela equipe multiprofissional da Casa do Sorriso e do Creas.
Muitos são os casos exitosos com os usuários, que superam a condição de viver em situação de rua, reencontram familiares, regularizaram a sua documentação, conseguem benefícios de Transferência de Renda e constroem um novo projeto de vida. Esse trabalho, além de dar dignidade a pessoa, promove a sua cidadania.
Durante o inverno rigoroso, equipes da Assistência Social ampliam os serviços de abordagens diurnas e noturnas para mobilizarem as pessoas em situação de rua a aderirem ao pernoite na Casa do Sorriso. Algumas vezes, a ação tem a participação de servidores do Grupamento de Operações Especiais (Goe), da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil.
O Serviço Especializado em Abordagem Social desenvolve ações com a população em situação de rua no intuito de apresentar a rede, os serviços oferecidos no Município, bem como a realização de encaminhamento para retirada de segunda via de documentação civil e contato com rede parental. O objetivo deste serviço é construir um vínculo com esse público e trazê-lo para o atendimento particularizado no Creas, visando a superação das violações de direitos, como também sua saída das ruas.
AUXÍLIOS – O Creas também realiza inscrição das pessoas em situação rua no CadÚnico para concessão do Auxilio Brasil, assim como auxilia o usuário nas questões relacionadas a benefícios previdenciários junto ao INSS. Realiza ainda encaminhamentos à rede de Saúde e demais políticas públicas que fazem necessárias.
Os serviços do Creas são oferecidos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento é na Rua Araguaia, nº 150, Balneário Remanso. Mais informações pelo telefone (22) 2771-6409.