Casa da Mulher promove curso de capacitação

Equipe qualificada vai trabalhar com homens autores de violência doméstica

A Casa da Mulher – Centro de Referência em Atendimento à Mulher da Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras conclui nesta semana a primeira etapa da capacitação da equipe que vai trabalhar com homens autores de violência contra a mulher. A qualificação foi feita pelo psicólogo clínico Dário Córdova, do I Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Rio de Janeiro, e começou no dia 10 de setembro.

– O objetivo deste trabalho é que todos sejam familiarizados com o tema da violência doméstica, inclusive sobre a Lei Maria da Penha, para que possam desenvolver os grupos de reflexão – explicou Dário Córdova.

A equipe qualificada vai trabalhar com os homens agressores em grupos de reflexão, conforme prevê a Lei Maria da Penha, que garante os direitos das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Estão sendo capacitados guardas municipais, técnicas da Casa da Mulher, conselheiros do Orçamento Participativo e servidores da Secretaria de Saúde, Polícia Civil e Poder Judiciário.

– Inicialmente, iremos trabalhar com os homens que forem encaminhados pela Justiça, mas também queremos estender a iniciativa aos homens que queiram freqüentar os grupos voluntariamente – disse a assistente social Márcia Regina da Silva, coordenadora da equipe dos grupos de reflexão.

Na segunda etapa do treinamento, que também será supervisionada por Dário Córdova, será elaborado um plano de trabalho. Até o final deste ano, deve ser iniciado o atendimento aos homens agressores.

– Nos grupos de reflexão, serão realizadas palestras e dinâmicas geradoras de conversa para que esses homens tenham a consciência que a violência contra a mulher é um crime. O objetivo deste trabalho é restaurativo, e não punitivo – destacou o psicólogo.

Márcia ressalta que o objetivo de todo o trabalho desenvolvido pela Casa da Mulher é promover o entendimento entre os casais.

– Nossa intenção não é separá-los. Queremos que os homens entendam que a violência é crime e descubram caminhos que levem ao entendimento. O objetivo do Centro de Referência é fortalecer os laços familiares – disse a assistente social.

A Casa da Mulher de Rio das Ostras funciona na Rua Jandira Morais Pimentel, 44, no Centro (na rua da Secretaria de Fazenda). O telefone do local é (22) 2771-3125.


FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.