Casa da Mulher ganha carro do Governo do Estado
Casa da Mulher ganha carro do Governo do Estado pelo bom trabalho realizado
Chave do veículo foi recebida pelo prefeito Carlos Augusto pelas mãos da primeira dama do estado, Adriana Cabral
Em reconhecimento ao trabalho realizado pela Casa da Mulher, a Prefeitura de Rio das Ostras ganhou do Governo do Estado um carro que ficará à disposição da unidade. A cerimônia de entrega do veículo aconteceu na última segunda-feira, dia 19, no Rio, com a presença do prefeito Carlos Augusto, da Secretária municipal de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, da primeira-dama do Estado e presidente de honra do Riosolidário, Adriana Ancelmo Cabral, e da secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva.
Apenas oito unidades de atendimento à mulheres em situação de violência no Estado receberam as viaturas. Além de Rio das Ostras foram contemplados o CIAM Baixada, a Casa Abrigo Lar da Mulher, no Rio, e os centros de Cabo Frio, Itaboraí, Itaperuna, Niterói e Paracambi.
Para o prefeito Carlos Augusto, a doação do governo estadual é um reconhecimento a seriedade e eficiência do trabalho realizado na Casa da Mulher “Criamos a casa com o objetivo de levar bem-estar e segurança às mulheres riostrenses, mostrando a elas os seus direitos e resgatando a dignidade e cidadania. É um trabalho árduo e cheio de preconceitos, mas temos conseguido vencer essa barreira”, afirmou.
De acordo com Márcia Almeida, o veículo será muito útil no atendimento domiciliar às mulheres vítimas de agressão. “Quando a Casa da Mulher recebe uma denúncia uma assistente social vai ao local verificar a situação. Ver como está a vítima e se há crianças envolvidas. O carro será útil também no transporte que sempre fazemos das mulheres à delegacia”, explicou a secretária.
Casa da Mulher- Inaugurada no dia 30 de novembro de 2007, a Casa da Mulher – Centro de Referência em Atendimento à Mulher da Secretaria de Bem-Estar Social oferece gratuitamente serviços jurídicos, sociais e psicológicos, além de palestras e cursos de geração de renda às cidadãs do município.
Desde o início do funcionamento da casa até setembro deste ano, foram realizados mais de 1.180 atendimentos nas áreas jurídica, psicológica e social. A unidade recebe denúncias anônimas sobre casos de violência doméstica contra mulheres. Quem quiser denunciar, pode ligar para (22) 2771-3125. A Casa da Mulher funciona na Rua Jandira Moraes Pimentel, 44, no Centro.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social