Casa da Mulher de Rio das Ostras marca 8 anos da Lei Maria da Penha
Encontro contou com palestra da titular da Delegacia da Mulher, de Cabo Frio, Claudia Faissal
A consciência da importância da denúncia vem sendo a principal ferramenta para reduzir os índices de violência contra a mulher. Nesta quinta, dia 7, Rio das Ostras promoveu um evento para marcar os 8 anos da Lei Federal 11.340, conhecida como “Lei Maria da Penha”, que, desde sua implantação, vem contribuindo para que mais mulheres estejam protegidas de agressores.
O encontro aconteceu na Casa da Mulher, Centro de Referência do Município, que presta gratuitamente serviços jurídicos, sociais e psicológicos às mulheres vítimas de violência.
A Secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos, falou sobre os avanços na proteção ao público feminino. \\\”As mulheres estão mais conscientes e buscando seus direitos\\\”, disse Rose.
Nesta quinta, as mulheres assistidas pela unidade assistiram à palestra da titular da Delegacia da Mulher de Cabo Frio, delegada Cláudia Faissal. Ela destacou a eficiência da legislação no incentivo incentivar à denuncia de agressores.
Segundo os dados apresentados pela delegada, 90% das agressões são originadas em desentendimentos com companheiros ou ex-maridos. A delegada destacou ainda que a violência sempre existiu, porém, agora, as mulheres se sentem mais seguras para denunciar.
A secretaria Rose Santos lembrou que a Prefeitura vem travando uma luta diária para combater a violência no Município, tendo como principal ferramenta o diálogo e a conscientização.
Para melhor atender às vítimas, a Casa da Mulher oferece também cursos profissionalizantes, que qualificam a mulher para inserção no mercado de trabalho e colaboram para sua independência financeira.
“Este ano já conquistamos a implantação do Nuam – Núcleo de Atendimento à Mulher, um espaço que funciona na 128a Delegacia da Policia Civil, voltado para o atendimento especial à mulher. Esse avanço só foi possível com respaldo nos registros de violência na cidade. Isso não significa que aumentou a violência, mas sim que as mulheres procurando mais por ajuda”, completou Rose. Ela disse ainda que, no ano passado, a Casa da Mulher atendeu a 350 mulheres e neste ano, já forma registrados 407 atendimentos.
CORAL – As comemorações pelos avanços em defesa da mulher foram marcadas também, neste dia, com a apresentação do Coral Aquarela, do Cras – Centro de Referência de Assistência Social, unidade de Rocha Leão, que cantou a música “Quem Ama Abraça”, encantando os presentes.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo