Casa da Educação de Rio das Ostras faz ações conjuntas para melhorar aprendizado
Departamentos identificam o que pode ser aperfeiçoado nas escolas, fazem avaliação e promovem a formação pedagógica
A Educação de Rio das Ostras vem alcançando bons resultados e recebendo premiações de instituições conceituadas, entre esses o “Melhores Práticas 2015” do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), graças ao trabalho em conjunto de diferentes setores.
Na equipe da Casa da Educação, os departamentos de Acompanhamento Pedagógico, de Avaliação Educacional e de Formação Pedagógica atuam em sintonia para garantir uma educação de qualidade. As boas médias alcançadas nas provas do Sistema de Avaliação de Rio das Ostras (Saero) comprovam a eficiência desse trabalho integrado.
Uma das funções da equipe do Departamento de Acompanhamento Pedagógico é atuar nas escolas, junto à equipe gestora, identificando o que precisa ser aperfeiçoado ou revisto para garantir um melhor aprendizado. Os coordenadores pedagógicos propõem alternativas de melhoria e, posteriormente, avaliam os impactos dos programas e medidas implantadas.
“Nossa equipe busca soluções em conjunto com as unidades de ensino para aprimorar e consolidar o trabalho pedagógico. Além disso, trabalhamos em parceria com o Departamento de Avaliação Educacional na aplicação das provas do Saero e análise dos seus resultados, e com o Departamento de Formação Pedagógica na indicação, baseada nas realidades encontradas nas escolas, de cursos, palestras e oficinas. Também colaboramos na elaboração e execução de algumas dessas atividades”, explica Dayse Bastos, diretora do Departamento de Acompanhamento Pedagógico.
A partir dos resultados do Saero, que este ano contou com duas edições, a equipe de Acompanhamento Pedagógico pôde identificar avanços e dificuldades de cada unidade de ensino, propondo novas estratégias. Essas medidas, por sua vez, auxiliam na melhoria continuada do ensino, como atesta Valéria Bragança, diretora do Departamento de Avaliação Educacional.
“Tivemos avanços significativos nos Anos Iniciais, como comprovou a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). A média do 9º ano do Ensino Fundamental também aumentou, passando de 4,5 para 5,0 no segundo semestre de 2015. Acredito que o trabalho conjunto dos três departamentos da Casa da Educação foi fundamental para atingirmos esses bons resultados”, enfatiza Valéria.
FONTE: SECOM – PMRO.