Casa da Educação promove exposição itinerante em Rio das Ostras

Mostra sobre Nísia Floresta está em cartaz nas escolas municipais 

A Casa da Educação de Rio das Ostras organizou uma exposição itinerante durante o mês de abril. A mostra “Nísia Floresta – Uma Mulher à Frente do Seu Tempo” está em cartaz nas escolas municipais.

A exposição faz parte do Projeto Memória, promovido pela Fundação Banco do Brasil, com parceria da Petrobras. A mostra fica na Escola Municipal Inayá Moraes D´Couto até o próximo dia 16 e depois segue para as escolas Vereador Pedro Moreira, na Extensão do Bosque, (de 17 a 23 de abril) e Cidade Praiana (de 24 a 30 de abril).

Dionísia Gonçalves Pinto nasceu em Papari, no interior do Rio Grande do Norte, em 1810, e foi pioneira na defesa dos direitos das mulheres no Brasil. Em 1832, aos 22 anos, lançou seu primeiro livro “Direitos das Mulheres e Injustiça dos Homens", com o pseudônimo Nísia Floresta Brasileira Augusta. Nísia viveu entre o Brasil e a Europa, dirigiu um colégio para moças, foi tradutora, escritora, educadora, poetisa e mãe. Nísia morreu aos 75 anos, deixando um total de 15 obras, que abordam não só o tema da situação da mulher no século XIX, mas também a escravidão, o índio e as belezas de seu país.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.