Carlos Augusto traz sistema de avaliação a Rio das Ostras para melhoria contínua do ensino

Método do Cnec foi apresentado a diretores e coordenadores das escolas municipais nesta segunda, dia 20

O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, está implantando no município uma experiência de avaliação eficiente do ensino público, seguindo modelo desenvolvido pela Campanha Nacional das Escolas da Comunidade (Cnec). O Sistema de Avaliação Sistêmica foi apresentado na última segunda-feira, 20, aos diretores e coordenadores das unidades escolares municipais, com a presença do prefeito, do deputado federal Alexandre Santos, presidente da diretoria estadual da Cnec no Rio de Janeiro, outros representantes dessa entidade e da secretária de Educação Maria Lina da Paixão.

O novo sistema irá possibilitar, a partir da identificação das reais demandas e do desempenho dos alunos, o conhecimento e a atualização dos professores e, para aqueles que apontarem bom rendimento em sala de aula, a gratificação.

"É uma oportunidade de oferecer todo o apoio necessário aos nossos professores e uma forma de premiá-los por bom desempenho", disse o prefeito, que agradeceu aos educadores presentes a dedicação diante do desafio de receber um maior número estudantes a cada dia, já que Rio das Ostras é a cidade que mais cresce no Estado.

O deputado Alexandre Santos falou de sua satisfação pela parceria da Cnec com a Prefeitura. "Estou muito feliz com a chance de construirmos juntos uma educação de excelência em Rio das Ostras", disse o deputado.

A avaliação, já realizada nos 20 estados brasileiros de atuação da Cnec, tem obtido sucesso em diferentes segmentos do ensino. No ano passado, o prefeito Carlos Augusto esteve em Uberaba, junto com uma comitiva, para conhecer de perto o sistema de avaliação da rede pública de ensino local e observou a possibilidade de implementá-lo em Rio das Ostras.

O Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras (Saero) deverá estar implementado no final de setembro. De início será realizado um diagnóstico geral da rede. Serão realizadas avaliações institucionais, de cada escola como um todo, e individuais, medindo o desempenho de cada aluno. Assim será possível ver em quais as áreas os estudantes apresentam maior dificuldade e dar apoio pedagógico ao professor para que se atualize e desenvolva profissionalmente.  

 

FONTE: SECOM – PMRO.

 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.