Carlos Augusto defende meio ambiente e geração de renda em evento
Prefeito esteve presente na abertura da Coleta Seletiva Solidária nessa quinta-feira,13
Durante o lançamento da Coleta Seletiva Solidária nessa quinta-feira, dia 13, na Câmara Municipal, o prefeito Carlos Augusto destacou o potencial de proteção ambiental e geração de renda do projeto. Com a iniciativa da administração municipal, as escolas da rede municipal terão pontos de coleta de lixo reciclável e encaminharão esse material para catadores cadastrados na prefeitura.
"Rio das Ostras é uma referência na preservação de recursos e nosso compromisso com o meio ambiente se mostra em nossos grandes investimentos em saneamento e com o emissário submarino", disse o prefeito.
Presentes ao evento, os catadores, como Jorge Luiz do Nascimento, vêem no programa uma importante oportunidade de organizar a atividade e incrementar o retorno financeiro do trabalho.
"Nosso trabalho foi finalmente reconhecido. Todos estão ganhando com a retirada do lixo da cidade, que traz problemas. Agora eu não me sinto mais sozinho nesse trabalho", diz Jorge Luiz, que espera aumentar a renda obtida com o material, que hoje é inferior a um salário mínimo.
Também prestigiaram o lançamento secretários municipais, representantes da sociedade civil, servidores e a comunidade.
Coleta Seletiva Solidária – No lançamento, a bióloga Vera Sanches apresentou o projeto, voltado para a Educação Ambiental e que pretende, a partir das escolas, se expandir a todo o município. Além do recolhimento de vidro, papel, plástico e metal, o projeto inclui a reciclagem de óleo de cozinha e de pilhas e baterias.
A iniciativa é do Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras – uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Educação – com apoio da Secretaria de Bem-Estar Social.
FONTE: SECOM – PMRO.